O governo do Rio de Janeiro inaugurou no dia 29 de agosto a Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) de Copacabana, Zona Sul, com atendimento específico ao público que já passou dos 60 anos de idade. Copacabana é considerado um bairro amigo do idoso e oferece algumas iniciativas para proporcionar mais segurança e bem-estar à da terceira idade.
CONFIRA TAMBÉM:
São Paulo e suas opções de acolhimento
- 22/07/2015
Festa de família: a verdade que liberta
- 04/09/2015
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são, segundo informações do Ministério da Saúde (http://portal.saude.gov.br), “estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação”.
A UPA de Copacabana, equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, funciona dia e noite, inclusive nos fins de semana, para consultas, exames e recebimento de medicamentos.
Publicado no portal O Dia On Line, a notícia informa ainda que a unidade terá atendimento especializado para idosos e irá ajudar a desafogar a emergência do Hospital Miguel Couto. Além disso a UPA terá médicos socorristas, pediatras e odontólogos. A nova instalação pública tem capacidade para realizar entre 350 e 500 atendimentos por dia.
Íntegra Aqui