Geriatria Preventiva: medicina do jovem para o futuro

Há muito que a geriatria deixou de ser a medicina do idoso para se tornar a medicina do jovem que quer retardar o processo de envelhecimento. Isso é possível graças à amplitude das atividades desenvolvidas, principalmente, pela geriatria preventiva. “Os objetivos principais são prevenir ou curar doenças, que originalmente acometiam idosos e que hoje se manifestam em jovens como obesidade, colesterol acima do normal, diabetes, pressão alta, cardiopatias, entre tantas outras. A má qualidade de vida (estresse, sedentarismo, má alimentação, poluição) se reflete no jovem de forma dramática, levando-o a adquirir doenças de adultos muito precocemente” registra o Médico com Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia pela PUC/RS Ralph Barros Penteado (especialista em Medicina Estética e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), da Clínica Médica Biobella (Rio de Janeiro e São Paulo).


A geriatria preventiva trata o paciente como um todo. Checa sua saúde física e mental, verifica a condição da pele, os hábitos alimentares, indica formas de relaxamento, exercícios, trata o paciente com medicina complementar, como acupuntura, por exemplo, e adota a medicina estética.

Não há uma idade ideal para se consultar com um geriatra, mas, em geral, são encontrados nos consultórios pacientes a partir dos 30 anos. Estes estão investindo numa melhor qualidade de vida e numa velhice prazerosa.

No país há cerca de 20 milhões de idosos. Estas estimativas e o constatado aumento vertiginoso desta população, torna necessário um atendimento médico especializado que venha, efetivamente, intervir nas ações de saúde.A responsabilidade deve ficar a cargo do médico especializado em Geriatria que centralizará o acompanhamento clínico do idoso.

Gerenciar as ações de saúde no idoso é tarefa complexa que exige conhecimento técnico. É nesta época que há a prevalência de doenças crônico-degenerativas: hipertensão arterial, diabete melito, dislipidemia (colesterol alto), reumatismo, câncer (próstata, pulmão etc.), obesidade, doenças cardíacas, acidente vascular encefálico (derrame) entre tantas outras. A prevenção e o tratamento das enfermidades na terceira idade não só aumentam a sobrevida como melhoram sua qualidade.

Fonte: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4232 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS