O curso
Foram três meses de curso, realizado de 27 de outubro a 12 de janeiro de 2012. Através da parceria firmada entre o OLHE e a Associação Reciclázaro e com o apoio da Support, o curso faz parte do programa “Cuidar é Viver” – um programa de apoio, formação e capacitação de Cuidadores de Idosos.
Alessandra Anselmi / (texto e fotos)
Teve ao todo 90 horas de aula, divididas em partes práticas e teóricas, levando aos alunos as informações e práticas pertinentes para a execução dessa função tão crescente e fundamental hoje em dia que é o Cuidador de Idosos. As aulas aconteceram na Paróquia São Domingos Sávio (SP) e foram ministradas pelos professores do OLHE com formação multidisciplinar com foco em Gerontologia.
No final do curso, os 26 alunos puderam também visitar duas instituições, a Casa Simeão – centro de acolhida especial com capacidade para atender 180 idosos do sexo masculino, em situação de rua e vulnerabilidade social com o objetivo de preparar os idosos para a autonomia pessoal e social e visitaram também a Vila dos Idosos do Pari, um empreendimento habitacional para pessoas com mais de 60 anos.
O objetivo principal do Curso de Cuidador de Idoso foi trabalhar a sensibilização, transmitindo habilidades e valores focados na solidariedade humana e cidadania que possibilitam ao cuidador cuidar melhor de si, ampliando essa prática para a pessoa idosa.
A Reciclázaro
Associação fundada há treze anos pelo Padre José Carlos Spinola se credenciou como uma das organizações não governamentais mais bem estruturadas para atender homens e mulheres em situação de rua na cidade de São Paulo. Das 10 mil pessoas vivendo nestas condições, segundo dados oficiais da prefeitura, 900 passam diariamente pelas unidades da Reciclázaro, ou seja, cerca de 10% da população de rua da capital paulista integram algum programa de reinserção social desenvolvido pela ONG.
A cerimônia
Compuseram a mesa, Marília Berzins – Coordenadora e professora do Curso de Cuidador de Idoso, Bernadete Oliveira, professora do curso, Ingrid Mazeto, Presidente do OLHE, Andréa Poscai, Assistente Social da Reciclázaro e o Padre José Carlos Spinola, pároco da São Domingos Sávio e fundador da Reciclázaro. Parentes e amigos dos formandos lotaram o salão paroquial, homenageando-os.
O anfitrião do curso e da cerimônia, Padre José Carlos Spinola deu as boas vindas aos alunos e alunas, parabenizou a todos que se envolveram no projeto, citando um a um o nome de cada voluntário da sua Paróquia, da Reciclázaro, da Fundação Kristen e Caritas da Alemanha e da parceria entre a Reciclázaro e o OLHE: “Esse curso é um marco importantíssimo tanto para a Associação Reciclázaro quanto para a Paróquia São Domingos Sávio e todos os moradores do bairro”, disse. Ressaltou que “Essas mulheres e esses homens estão hoje recebendo um certificado que os torna aptos para o mercado de trabalho e o mais importante é saber que a procura, a demanda já é grande por esse aluno recém formado”. Concluiu sua fala dizendo o seguinte: “Que vocês possam ter muito carinho, afeto, paciência e respeito pelas pessoas idosas” e convidou a todos a ficarem de pé para oficialmente fazerem o juramento diante dos amigos e familiares.
A Assistente Social da Reciclázaro e também aluna do curso, Andrea Poscai, também agradeceu a presença de todos e contou que a ideia do curso surgiu depois de notarem que havia uma demanda entre familiares por cuidadores de idosos: “Foi nesse momento que convidarmos o parceiro OLHE para realizar esse curso e, assim, chegamos ao dia de hoje”.
Bernadete Oliveira, que falou como representante dos professores, agradeceu a todos os alunos e disse: “Foi perceptível a evolução de vocês desde o primeiro dia de aula até hoje. Fico emocionada de ver esse olhar confiante de todos e quero dizer que vocês já são todos vencedores e que tudo que vocês desejam que possam conquistar.”
A dedicação e o empenho dos professores e alunos foi lembrada pela presidente do OLHE, Ingrid Mazeto: “Quero agradecê-los pela dedicação de chegarem até aqui e concluírem este curso, e também por estarem dispostos a se abrirem para a reflexão. Agradeço aos familiares e as pessoas que acompanharam vocês durante todo o curso, e agradeço também aos nossos parceiros, porque se esse sonho foi possível foi graças às nossas parcerias e nesse sentido, agradeço a Paróquia São Domingos Sávio, a Associação Reciclázaro e a nossa parceira Support e a todos os professores e equipe do OLHE. Quero também dizer que o OLHE está de portas abertas e que vocês lembrem-se sempre que a qualificação é o que os diferenciam profissionalmente”. “Que a partir de hoje, possam repassar através do seu trabalho e com muito amor tudo que aprenderam neste curso” acrescentou.
Em sua fala, a representante da turma, Maria Neponuceno, após os agradecimentos a cada um dos envolvidos, enfatizou o empenho e perseverança de todos até chegarem àquele momento e trouxe também mensagens de estímulo e confiança num futuro, para que eles não parem de estudar e não desperdicem oportunidades, finalizando com leitura de um poema do poeta, novelista e dramaturgo francês, Victor Hugo (1802-1885).
Após a fala da representante dos alunos, Marília Berzins solicitou a todos os familiares e amigos dos formandos que pudessem ficar de pé para que fossem também aplaudidos por terem apoiado e acompanhado esse momento importante na vida de cada aluno ali presente.
Em seguida, foi realizada a entrega dos certificados aos formandos e também dos Guias do Cuidador de Idosos que foi patrocinado pelo Instituto Hedging- Griffo, por meio do programa “Funcionário Apresenta” e com grande colaboração da professora Yeda Duarte da Faculdade da Saúde Pública.
A formatura contou também com a presença e a participação do convidado especial, Padre Juarez Castro, que abençoou a todos os formandos. Em seu rápido discurso, enalteceu a nobre função do Cuidador de Idoso, no que foi muito aplaudido, dizendo: “Pouquíssimas pessoas tem a preocupação de se aprimorarem na arte de cuidar de outras pessoas e, vocês, tiveram essa preocupação. Sabemos que quem cuida do outro são anjos, por isso hoje nós tivemos aqui uma formatura de anjos. Que a partir de hoje esses novos anjos possam sair por aí sendo a presença divina na vida de outras pessoas. Vocês são anjos cuidadores!”. Padre Juarez finalizou sua mensagem de apoio e bênçãos, cantando a todos os presentes.
Para a formanda Marly Francisca Chagas da Silva: “O Curso de Cuidador do OLHE me trouxe muita teoria e as práticas também foram muito necessárias para mim, trouxe também um campo de visão maior e, hoje finalizamos, mas com o anseio de participar de outros para que cada vez mais possamos nos aprimorar no trabalho de cuidador”.
Durante toda a festa, emoção e contentamento dos alunos era notória aos olhos de quem participou deste momento ímpar na vida dos formandos. Para os alunos, a formatura foi certamente a consagração de muito esforço, e a partir de agora, estão aptos para oferecer serviços que busquem a promoção da saúde, do respeito, da segurança e da proteção ao idoso.