São Paulo e o distrito de Sousas, em Campinas, são palco do Festival Cine Inclusão 60+, que celebra o envelhecimento como potência criativa e transformadora.
Sob o tema “em busca de novas perspectivas sobre o envelhecimento”, a programação do Festival Cine Inclusão 60+ inclui a exibição de 28 curtas-metragens nacionais e latino-americanos, além de rodas de conversa, fórum e oficinas de cinema que envolvem diretamente pessoas 60+ em territórios periféricos.
A proposta do festival, desde sua criação, é clara: dar visibilidade a obras que têm as pessoas idosas como protagonistas, criadoras ou tema central, muitas vezes invisibilizadas em outros circuitos audiovisuais. A curadoria deste ano, assinada por Imara Reis e Reginaldo de Túlio, reforça essa busca por novos olhares, trazendo diversidade de formatos, gêneros e origens.
Com entrada gratuita e recursos de acessibilidade, o festival ocupa diferentes espaços, do tradicional Cine Bijou ao Cine Favela, passando pelo Rabeca Cultural, Cândido Ferreira, Via Uruguay e o Espaço Petrobras de Cinema, democratizando o acesso e levando a sétima arte a diferentes territórios.
CONFIRA TAMBÉM:

A Velhice Ilumina o Vento, de Juliana Segovia
Mostras que aproximam histórias e olhares
A Mostra Competitiva reúne produções vindas de sete estados brasileiros, representando todas as regiões do país. Já a Mostra 60+ em Ação dá espaço às produções realizadas por pessoas idosas, evidenciando, como destacou a curadora Imara Reis, “o olhar com o qual documentaristas mais vividos apresentam o nosso querido e combalido Brasil”.
Uma novidade desta edição é a Mostra Latina 60+, que traz filmes de países como Argentina, Uruguai, Costa Rica, Panamá e Equador, em parceria com o Festival Internacional de Cine sobre Envejecimiento, realizado em Montevidéu. Para a coordenadora do evento, Luciana Rossi, essa é uma oportunidade de “cruzar fronteiras e compartilhar formas de representar o envelhecimento e a velhice, aproximando histórias e culturas”.

Barbara, de Juliana Segovia – Mostra Competitiva
Reta final
No domingo, 31 de agosto, será o encerramento, que acontecerá no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo, com a exibição do curta “Esta Noite Seremos Felizes”, de Diego dos Anjos, protagonizado por Bete Mendes e Othon Bastos. Trata-se de uma história de amor entre duas pessoas que se encontram toda semana em um baile para viver momentos de romance e fantasia.
Na mesma sessão, serão apresentados os seis curtas produzidos durante as Oficinas de Cinema 60+, realizadas gratuitamente em Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Guaianases, Heliópolis, Paraisópolis e Sousas, territórios periféricos. Na ocasião, será anunciado também o melhor filme da edição.
O Festival Cine Inclusão 60+ é mais do que uma mostra de filmes, é um espaço de troca, aprendizado e reconhecimento da potência criativa das pessoas idosas. Ao oferecer capacitação, difusão e produção audiovisual, o evento rompe estereótipos e amplia horizontes, mostrando que envelhecer também é criar, transformar e contar novas histórias.

Serviço
ESPAÇO PETROBRAS DE CINEMA
Dia: 31 de agosto
10h – Receptivo
10h20 – Exibição do curta Esta Noite Seremos Felizes (RJ)
Pré-estreia filmes Oficinas
Anúncio do Melhor Filme
Endereço: Rua Augusta, 1475 – São Paulo/SP
Acesse o site: www.cineinclusao.com.br
Foto destaque do filme Esta Noite Seremos Felizes, de Diego dos Anjos.
