O encantamento pela vida está dentro de si e que as festas de Natal e Ano Novo lhe proporcionem muitas alegrias e significados em 2019!!!
Tenho 87 anos, sou viúvo sem filhos, moro num flat e tenho 2 sobrinhos filhos de minha única irmã falecida. As festas de Natal e Ano Novo me fazem recordar o encantamento da vida!!!”
A Celebração das festas de Natal e de Ano Novo nos emocionam desde pequenos e durante nossa trajetória existencial, promovendo momentos de encantamento desde a infância até nossa finitude.
Na realidade, a vida nos encanta quando estamos disponíveis para cuidarmos de nós próprios com auto-estima, amor e carinho através de simples gestos do cotidiano: conosco e com os outros numa construção diária e persistente.
Cada pessoa pode ser comparada como diamante bruto, que precisa ser lapidado desde quando somos crianças até na velhice e a lapidação é um trabalho que exige sabedoria, precisão e paciência, como assinala Maldonado (1994).
Para isso a verdadeira celebração e encantamento deve originar-se de sua vida que deve crescer e florescer transformando coisas pequeninas em alegria e em prazer com você mesmo, como já afirmava Osho (1999).
O autoconhecimento através da vivência pessoal e da reflexão, advinda da meditação, favorece a integração de cada pessoa num exercício de crescimento existencial e de qualidade de vida.
Na minha prática clínica utilizo a técnica de meditação com pessoas de distintas idades, de jovens até muito idosos, o que possibilita um fortalecimento pessoal acompanhado de segurança, harmonia e satisfação pessoal.
De acordo com Lerner (1964), a meditação é um recurso que proporciona a cada um de nós um fortalecimento interior em distintos momentos e situações e promove para cada pessoa estar em sintonia consigo mesmo.
O encantamento pela vida está dentro de si e que as festas de Natal e Ano Novo lhe proporcionem muitas alegrias e significados em 2019!!!
Referencias Bibliográficas
Lerner, M. Hipnosis clinica, relajacion y hipoanalisis. Ed. Panamericana, Buenos Aires,1964.
Osho. Maturidade a responsabilidade de ser você mesmo. Ed. Cultrix, 1999.
Maldonado, M. T. Histórias da vida inteira. Ed. Saraiva, 1994.