Com o passar dos anos, cada vez mais as novas gerações se preocupam com o futuro e como estarão quando atingirem a terceira idade. Esta preocupação já foi detectada por um estudo feito entre jovens de 17 a 24 anos em 2005.
Mais recentemente, a Enfoque Pesquisa, empresa especializada em pesquisas de marketing, realizou um estudo qualitativo no Brasil com pessoas com mais de 55 anos e descobriu três diferentes segmentos comportamentais de “idosos”. Um deles é o que a empresa chama de “Celebrators” – em vez de se entregarem ao “cansaço da vida” ou de negarem que entraram num novo estágio de suas existências, eles descobriram que o melhor ainda está por vir.
Este grupo pode ser caracterizado por viver sua nova fase com alegria, consumindo mais lazer, moda e alimentação prazerosa (produtos saborosos e ao mesmo tempo saudáveis, aliando prazer a cuidado). Afinal, muitas pessoas idosas têm a experiência e o tempo para desfrutar da sua vida e, muitas vezes, deixaram de ter responsabilidade com filhos.
De acordo com o estudo, e tendo em vista a tendência de envelhecimento da população brasileira, há um mercado ainda muito pouco explorado no marketing. Isto porque a sociedade cultua incessantemente a juventude, tanto no desenvolvimento de produtos, quanto na comunicação. Este grupo de consumidores, muito pouco valorizado por estar com mais de 55 anos, parece ter grande potencial de retorno para as empresas que entenderem o seu estilo de vida, demandas e anseios. Alguns hábitos que os pesquisados valorizam, mais do que se pensava, são: prática de exercícios físicos, busca de alimentação saudável e equilibrada e uso constante de cosméticos e perfumes.
Segundo a presidente da Enfoque, Zilda Knoploch, “outros dois segmentos de consumidores desta idade se diferenciam por estarem nos extremos de comportamento. Um deles em total enquadramento no que a sociedade definiu como ‘vida na terceira idade’, que é cuidar dos netos, ter menos vaidade ou ficar ‘invisível’ e o outro no extremo de recusar-se a aceitar que chegou a este estágio, comportando-se e consumindo como os jovens o fazem”.
Para estes últimos, segundo a executiva, não adianta fazer ações de marketing direcionadas. “Eles vão comprar as marcas dos jovens, nas lojas dos jovens e serão vistos nos ambientes frequentados pelos mais jovens”.
Ainda conforme a presidente da Enfoque, “Celebrators” são uma resposta à marginalização do idoso pela sociedade e pelo marketing. “Com a pesquisa realizada, percebemos que este público preocupa-se bastante em manter a vitalidade física para que o corpo possa acompanhar o seu intenso ritmo mental (…). Com isso, muitas empresas, que antes não focalizavam este segmento, podem definir de maneira correta quais são os produtos que seriam consumidos por este target, aumentando desta forma o índice de efetividade de suas campanhas e serviços”, completa Zilda.
Fonte: Segs.com.br, 03/02/11 De: Melina Ferrazzo Bandeira. Disponível Aqui