Estaremos em recesso até dia 10/01. Gentilezas para 2021! - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Estaremos em recesso até dia 10/01. Gentilezas para 2021!

O Portal do Envelhecimento vem sendo uma dádiva em pensamentos e palavras e desejamos continuar ofertando essas gentilezas em 2021.

Beltrina Côrte e Vera Brandão (*)


Dar, receber e retribuir confere sentido às ações do Portal do Envelhecimento e Longeviver, um espaço dialógico solidário de circulação de saberes em redes, como dons e dádivas(1), envolvendo profissionais, idosos, familiares e sociedade em geral, nas trocas e interfaces sociais, referentes às questões que envolvem o processo de envelhecimento. O conceito de dádiva – a obrigação de dar, receber e retribuir, envolvendo não os indivíduos, mas as comunidades – surge dos estudos de campo do antropólogo Marcel Mauss (1872-1950), e não envolve ganhos financeiros, o que gera o sentido de ‘gentileza’, como aqui proposto.

Buscamos ser um espaço de gentilezas, desde sua criação em 2004, tendo como propósito a construção de uma rede de solidariedade entre diferentes segmentos sociais, além de pensar nova concepção sobre a velhice em sua complexidade e múltiplas dimensões. Gentilezas que se ampliaram em agosto de 2010 com o surgimento da Revista Longeviver, cujos artigos são abordados com rigor, simplicidade e acessíveis ao leitor não especialista.

O Portal do Envelhecimento e Longeviver oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento sobre o envelhecimento ao público amplo, proporcionando, além de sua maior democratização, a consolidação da cultura da longevidade. Esta missão social tem norteado, desde então, a produção de conteúdos de credibilidade, tornando-se hoje referência sobre o Longeviver no país e que, consideramos, possa ser inserido como dádiva e gentileza, na medida em que não existe circulação econômica em sua constituição.

Nossa linha editorial adota os conceitos da Gerontologia Social, cuja perspectiva – pelo dom da palavra mediadora e geradora de novos sentidos -consiste em mostrar que a vida está acima da doença; que em um corpo doente habita um sujeito; um ser que envelhece e não unicamente um ser que adoece.

A reinvenção do presente e a reconstrução do futuro compõem o eixo principal de nossa atuação no panorama da crescente longevidade humana. Contexto no qual consideramos a comunicação virtual como meio de informação, formação continuada e espaço para a palavra dos idosos e profissionais da área – espaço de troca de dons, dádivas e gentilezas, no qual circula a ‘moeda’ da colaboração espontânea de grande equipe de profissionais-colaboradores que nos enviam colaborações, validada por seus numerosos leitores – uma rede de solidariedade cidadã.

Os muitos leitores do site e da revista, espalhados pelo Brasil e países lusófonos, indicam a necessidade e pertinência do espaço de cidadania e solidariedade, ao reconhecerem o Portal do Envelhecimento como ponto de referência para práticas profissionais, conforme referências em artigos recebidos para publicação e avaliação, e em inúmeros trabalhos acadêmicos.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Refletindo sobre esse reconhecimento de nosso percurso consideramos que no exercício de seleção de conteúdos para publicação realizamos uma curadoria de saberes de amplo espectro, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento sobre o processo de envelhecimento ao público proporciona, além de sua maior democratização, a consolidação da cultura do longeviver, e a formação continuada de seus leitores – idosos, famílias e profissionais.

Consideramos, assim, que a rede de solidariedade construída ao longo desses anos pelo Portal do Envelhecimento e Longeviver é sua dádiva – na circulação do conhecimento livre, despreconceituado e fidedigno na área do envelhecimento, sem envolvimento comercial, porque almejamos uma sociedade livre, justa e cidadã para todas as idades da vida.

O gesto de ofertar aos leitores informações qualificadas sobre o longeviver, de forma gratuita, confere ao Portal do Envelhecimento uma dádiva em pensamentos e palavras.

Desejamos continuar ofertando essas gentilezas em 2021!

Nota
Ver SERTÃ, Ana Luísa & ALMEIDA, Sabrina. 2016. “Ensaio sobre a dádiva”. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/obra/ensaio-sobre-dádiva>

(*) Beltrina Côrte e Vera Brandão são editoras solidárias da Revista Longeviver e Portal do Envelhecimento, respectivamente, desde a fundação do Portal.


Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile