O Portal do Envelhecimento vem sendo uma dádiva em pensamentos e palavras e desejamos continuar ofertando essas gentilezas em 2021.
Beltrina Côrte e Vera Brandão (*)
Dar, receber e retribuir confere sentido às ações do Portal do Envelhecimento e Longeviver, um espaço dialógico solidário de circulação de saberes em redes, como dons e dádivas(1), envolvendo profissionais, idosos, familiares e sociedade em geral, nas trocas e interfaces sociais, referentes às questões que envolvem o processo de envelhecimento. O conceito de dádiva – a obrigação de dar, receber e retribuir, envolvendo não os indivíduos, mas as comunidades – surge dos estudos de campo do antropólogo Marcel Mauss (1872-1950), e não envolve ganhos financeiros, o que gera o sentido de ‘gentileza’, como aqui proposto.
CONFIRA TAMBÉM:
Relatividade não muito relativa
- 09/12/2020
Sobre o Barão de Lavapés…
- 21/11/2020
Buscamos ser um espaço de gentilezas, desde sua criação em 2004, tendo como propósito a construção de uma rede de solidariedade entre diferentes segmentos sociais, além de pensar nova concepção sobre a velhice em sua complexidade e múltiplas dimensões. Gentilezas que se ampliaram em agosto de 2010 com o surgimento da Revista Longeviver, cujos artigos são abordados com rigor, simplicidade e acessíveis ao leitor não especialista.
O Portal do Envelhecimento e Longeviver oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento sobre o envelhecimento ao público amplo, proporcionando, além de sua maior democratização, a consolidação da cultura da longevidade. Esta missão social tem norteado, desde então, a produção de conteúdos de credibilidade, tornando-se hoje referência sobre o Longeviver no país e que, consideramos, possa ser inserido como dádiva e gentileza, na medida em que não existe circulação econômica em sua constituição.
Nossa linha editorial adota os conceitos da Gerontologia Social, cuja perspectiva – pelo dom da palavra mediadora e geradora de novos sentidos -consiste em mostrar que a vida está acima da doença; que em um corpo doente habita um sujeito; um ser que envelhece e não unicamente um ser que adoece.
A reinvenção do presente e a reconstrução do futuro compõem o eixo principal de nossa atuação no panorama da crescente longevidade humana. Contexto no qual consideramos a comunicação virtual como meio de informação, formação continuada e espaço para a palavra dos idosos e profissionais da área – espaço de troca de dons, dádivas e gentilezas, no qual circula a ‘moeda’ da colaboração espontânea de grande equipe de profissionais-colaboradores que nos enviam colaborações, validada por seus numerosos leitores – uma rede de solidariedade cidadã.
Os muitos leitores do site e da revista, espalhados pelo Brasil e países lusófonos, indicam a necessidade e pertinência do espaço de cidadania e solidariedade, ao reconhecerem o Portal do Envelhecimento como ponto de referência para práticas profissionais, conforme referências em artigos recebidos para publicação e avaliação, e em inúmeros trabalhos acadêmicos.
Refletindo sobre esse reconhecimento de nosso percurso consideramos que no exercício de seleção de conteúdos para publicação realizamos uma curadoria de saberes de amplo espectro, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento sobre o processo de envelhecimento ao público proporciona, além de sua maior democratização, a consolidação da cultura do longeviver, e a formação continuada de seus leitores – idosos, famílias e profissionais.
Consideramos, assim, que a rede de solidariedade construída ao longo desses anos pelo Portal do Envelhecimento e Longeviver é sua dádiva – na circulação do conhecimento livre, despreconceituado e fidedigno na área do envelhecimento, sem envolvimento comercial, porque almejamos uma sociedade livre, justa e cidadã para todas as idades da vida.
O gesto de ofertar aos leitores informações qualificadas sobre o longeviver, de forma gratuita, confere ao Portal do Envelhecimento uma dádiva em pensamentos e palavras.
Desejamos continuar ofertando essas gentilezas em 2021!
Nota
Ver SERTÃ, Ana Luísa & ALMEIDA, Sabrina. 2016. “Ensaio sobre a dádiva”. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/obra/ensaio-sobre-dádiva>
(*) Beltrina Côrte e Vera Brandão são editoras solidárias da Revista Longeviver e Portal do Envelhecimento, respectivamente, desde a fundação do Portal.