Em Mossoró, a Cápsula do Tempo: passado no futuro - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Em Mossoró, a Cápsula do Tempo: passado no futuro

baú azul chamado capsula do tempo

O enterramento da Cápsula do Tempo promove encontros passado-presente-futuro.


Entre 19 e 21 de agosto, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, ocorrerá a XX Jornada Cultural do Museu do Sertão, com a cerimônia de enterramento da Cápsula do Tempo, projeto em parceria da Rede Sem Fronteiras com o Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Um monumento especial reproduzindo uma águia, construído pelo Museu, abrigará a Cápsula contendo textos e materiais culturais representativos do tempo atual das duas entidades.

Daqui a 50 anos, em 2074, ela será aberta, oferecendo oportunidade de confronto entre as mudanças e permanências do mundo, e promovendo encontros passado-presente-futuro que serão um hino de amor e respeito à ancestralidade.

O Museu do Sertão de Mossoró possui cerca de 2 mil peças, que mantém viva a memória do povo potiguar. O espaço foi idealizado pelo engenheiro agrônomo, professor e escritor cearense, Benedito Vasconcelos Mendes.

Trata-se de uma associação pública de direito privado a qual todos podem ter acesso em visitação e pesquisas. Dentre as peças existentes no Museu do Sertão está a “Cabeça do Gigante”, considerada a maior e a mais importante obra de arte do Museu do Sertão, nome da gigantesca obra de arte feita em concreto armado, pelo artista plástico potiguar “Bibiu de Lajes”.

Além disso, em Mossoró, haverá uma programação sociocultural organizada pela ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas, Presidida pelo Dr. José Welligton Barreto, com visita à universidade Católica do Rio Grande do Norte (UCRN) e à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Cerimônia Acadêmica, com homenagens e parceria com várias entidades; city tour histórico-cultural guiado pelo renomado historiador Geraldo Maia do Nascimento; visita à Salina São Camilo de Lellis; entre outras atividades.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

O enterramento da Cápsula do Tempo faz parte da Convenção Internacional Cultural no Nordeste, que celebra a Diversidade e a Língua Portuguesa, de 19 a 25 de agosto, em Mossoró e Fortaleza. Trata-se de um evento internacional da Rede Sem Fronteiras, uma entidade cultural lusófona sediada em Lisboa, Portugal.

Assim, o Nordeste, palco do evento, estará representando mais de 30 países, para celebrar seu jubileu de estanho (10 anos de atuação internacional em prol da língua portuguesa e da cultura lusófona). As cidades de Mossoró e Fortaleza foram escolhidas para o encerramento solene de um ano de comemorações, abertas na capital portuguesa com o Congresso Internacional de Culturas Lusófonas e encerradas no Nordeste brasileiro, com 7 dias de intensa programação cultural e social.

De 22 a 25/agosto, ocorrerá em Fortaleza, uma série de eventos literários, artísticos, culturais, turísticos e sociais, com a presença de escritores e artistas de outras regiões do Brasil e de vários países.

Conheça a agenda do evento, em Mossoró e Fortaleza


A programação completa e orientações sobre inscrições, locais e horários poderão ser encontradas no site oficial da Convenção: https://convencao.redesemfronteiras.com 


Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile