E-book "Gentileza de SER: Vidas Idosas Importam" - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

E-book “Gentileza de SER: Vidas Idosas Importam”

E-book gratuito é um convite à solidariedade, empatia e respeito, e valorização das histórias e vidas idosas brasileiras.


Kélvio Luís, um dos organizadores do e-book Gentileza de SER: Vidas Idosas Importam – Solidariedade, Empatia e Respeito. Projetos e ações pelo Brasil, comenta que na primeira edição do projeto Gentileza de SER, no ano de 2022, foi realizado um trabalho que contemplava registros fotográficos de pessoas idosas de várias localidades do Brasil, uma reflexão para a inclusão social, ações intergeracionais e para a disponibilidade de fazer o bem e construir um mundo mais justo e acolhedor.

De acordo com Kélvio, nesta nova edição, o objetivo consistiu em evidenciar, de maneira bem simplificada e acessível, intervenções profissionais e trabalhos voluntariados, ações e projetos realizados em algumas cidades do Brasil e que de alguma maneira venham a fortalecer, fomentar e estimular novas possibilidades para a população idosa. O e-book é gratuito (segue abaixo) e foi organizado por Kélvio Luís e Sara Sales.

Segundo Crismédio Costa, idealizador do movimento Vidas Idosas Importam e incentivador da elaboração do e-book, o livro é uma forma de se celebrar os vinte anos do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003): “Uma oportunidade para somarmos esforços em torno da temática do envelhecimento humano e saudável”. Segundo ele, a Década do Envelhecimento, declarada pela ONU, nos indica caminhos para que o envelhecimento e as velhices tenham vida, e vida longa, com qualidade e paz. “Sejamos construtores do envelhecimento saudável!”, cita Crismédio.

Já Rodrigo Caetano Arantes, no prefácio, assinala o seguinte:

Como é valioso prefaciar um livro que exalta pares que trabalham com pessoas idosas. Ao folheá-lo, senti que os participantes desta obra se entregam verdadeiramente à causa; percebi a riqueza do foco deste trabalho, que é essencialmente minimizar as desigualdades sociais que, porventura, possam ofuscar uma velhice digna, valorosa e com bem-estar. A começar por Crismédio, que relata sua experiência e seu amor à causa da velhice nos mais diversos contextos e a luta pela garantia de direitos. Já em outro texto, chamou-me atenção o trecho: “[…] aprender até o último suspiro é o segredo da vida”, pontuado por Sara Sales. Isso me fez pensar como a vida nos presenteia com a possibilidade de nos reinventar sempre nesse processo de aprendizagem como essência e que não pode nos deixar jamais!

Leia o livro na íntegra aqui:

Arantes finaliza o prefácio parabenizando a cada autor e autora que participou da obra, ressaltando o entusiasmo que, “mesmo diante de adversidades, demonstram ter para a construção de um novo conceito de envelhecer e viver em plenitude a velhice”.  Ao final ele convida todos os leitores a lerem esta obra e a serem cada vez mais gentis e solidários.

Fofo destaque: divulgação

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Em tempo

Acabou de ir ao ar a música “Vidas Idosas Importam”, uma composição de Valéria Gurgel, compositora e escritora. Valéria tem larga experiência no atendimento a grupos de pessoas idosas nos Centros de Referência da Pessoa Idosa e em Instituições de Longa Permanência para Idosos, utilizando a música como instrumento de socialização e de resgate da autoestima e das memórias afetivas dessas pessoas.

A letra da música surgiu no contexto da pandemia que atingiu, principalmente, as pessoas idosas, e das manifestações pelas vidas pretas. Coincidentemente, é o nome também de um movimento nacional em prol das pessoas idosas, constituído por profissionais de diversos ramos de atividade, ligados ao acolhimento e defesa dos direitos da pessoa idosa. Movimento ao qual Valéria Gurgel faz parte.

Atualizado às 9h18


Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile