O livro Doença de Alzheimer – O guia completo apresenta uma visão geral das últimas novidades médicas e científicas sobre os avanços recentes em pesquisa, as causas e os tratamentos da doença de Alzheimer, formas de prevenção que vêm sendo desenvolvidas e hábitos e estilos de vida que foram validados cientificamente e podem desacelerar ou impedir a progressão sintomática da doença. Escrito por dois dos maiores especialistas mundiais em Alzheimer, esta é a obra mais completa para pacientes, seus familiares e cuidadores.
André Chagnon *
Se há um assunto que não sai da minha cabeça há anos é a doença de Alzheimer, pois minha esposa, Lucie, sofre desse mal. Como muitas famílias, estamos lidando com a situação e aprendendo a lamentar a perda de uma série de prazeres que só a morte deveria ter levado embora. A comunicação, a proximidade e os sonhos compartilhados já não são possíveis. É claro que Lucie não é a única pessoa com essa doença. Há 40 milhões de vítimas no mundo, e estima-se que venham a ser 80 milhões daqui a uma geração.
A doença de Alzheimer começa a assumir proporções epidêmicas e vem afetando um número cada vez maior de pessoas, tendo em vista que nossa população está cada vez mais idosa. Parafraseando Jean de La Fontaine, o famoso escritor de fábulas, pode-se afirmar que, ainda que nem todos venhamos a ser vítimas da doença, seremos todos afetados por ela. Sem dúvida, veremos membros de nossa família ou do círculo de amigos recebendo o diagnóstico e necessitando de cuidados.
Diariamente, os cuidadores precisam de incentivo, apoio e conselhos para desempenhar sua função e tomar decisões acertadas. Quanto à próxima geração, precisa saber se as pesquisas estão progredindo e se pode ter esperanças de um futuro menos preocupante do que o de seus pais e avós. Este livro responde a ambas as perguntas em termos claros e facilmente compreensíveis. Oferece conselhos a cuidadores e derruba mitos com explicações médicas e dados precisos para ajudar os leitores mais jovens a compreender o assunto.
Renomados por seu conhecimento nessa área, Judes Poirier e Serge Gauthier fazem uma excelente análise das pesquisas passadas e atuais e propõem, inclusive, uma breve incursão no futuro. Eles abordam os aspectos que nos interessam de maneira direta e rigorosa. Genética, fatores de risco, diagnóstico, progressão da doença, tratamentos, prevenção – está tudo aqui. Temos muita sorte de tantos clínicos e pesquisadores estarem dedicando tamanha energia para avançar com os estudos nessa área. Nesse sentido, as informações fornecidas pelos autores oferecem uma espécie de apoio reconfortante.
Se me fosse concedido um desejo, eu pediria que o livro Doença de Alzheimer – O guia completo chegasse à casa das pessoas antes mesmo de surgirem os sintomas. Há uma razão simples para isso: é muito mais fácil lidar com o assunto quando ninguém na família tem a doença. A pessoa que lê este livro só depois de suspeitar que o cônjuge esteja manifestando sinais da doença corre o risco de enfrentar deste uma reação furiosa, caso ele descubra o que ela vinha lendo. Todas as situações de conflito desnecessário envolvendo um indivíduo com doença de Alzheimer devem ser evitadas, em nome de uma abordagem compreensiva, respeitosa e amorosa. Precisamos entender que a grande maioria das pessoas na fase inicial da doença tende a negar que apresenta os sintomas e a se recusar até mesmo a discuti-los.
Ninguém pode afirmar que medidas preventivas sejam eficazes em todos os casos, mas certamente não fazem mal. Uma dieta saudável e atividade física e intelectual, entre outras, sempre serão garantia de uma melhor qualidade de vida, devendo ser encorajadas. Embora a missão da Fundação Lucie e André Chagnon não seja prevenir a doença de Alzheimer, a prevenção está no cerne de suas ações. Em todos os campos, acredito que a prevenção deva ser a prioridade; isso faz ainda mais sentido no caso das pesquisas sobre a doença, pois os custos humanos e financeiros para nossa sociedade aumentarão drasticamente nos próximos anos.
Os tratamentos progrediram bastante desde que a doença foi identificada, há cem anos, e os médicos encontraram formas mais sofisticadas de atender seus pacientes. Tenho a oportunidade de ver isso o tempo todo com o dr. Gauthier, que cuida da minha esposa desde 2004. Por meio de sua abordagem humana, ele conseguiu, ao longo dos anos, criar um forte vínculo com Lucie e com nossa família, pelo qual sou profundamente grato.
Quem são os autores
Judes Poirier é professor titular de Medicina e Psiquiatria na Universidade McGill. Dirige a unidade de neurologia biomolecular do Douglas Mental Health University Institute, em Montreal, sendo pioneiro na pesquisa biomédica sobre as causas e os tratamentos das doenças de Alzheimer e Parkinson.
Serge Gauthier é professor titular de Psiquiatria, Neurologia, Neurocirurgia e Medicina na Universidade McGill. Dirige a unidade de pesquisa em doença de Alzheimer no Centro de Estudos de Envelhecimento da mesma instituição. É internacionalmente reconhecido por sua profícua contribuição ao desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e de tratamento para os pacientes com Alzheimer.
* André Chagnon é presidente e diretor executivo da Fundação Lucie e André Chagnon
Serviço
Título: Doença de Alzheimer – O guia completo
Autores: Dr. Judes Poirier e Dr. Serge Gauthier
Páginas: 176
Formato: 17 x 24 cm x 0,82 (L x A x E)
Preço: R$ 64,90
Público-alvo: Pacientes com Alzheimer e seus familiares, cuidadores e interessados em prevenir a enfermidade.
MG Editores