O livro é uma excelente contribuição para a gerontologia e para os profissionais que trabalham com o tema do envelhecimento.
Marília Viana Berzins *
O excelente livro “Cuidados de Longa Duração”, organizado pela brilhante pesquisadora Ana Amélia Camarano, lançado no dia 16 de dezembro de 2010 no Rio de Janeiro, analisa de forma lúcida a responsabilidade de cuidados com a população idosa, desafio urgente para as políticas públicas e famílias brasileiras. Infelizmente, ainda hoje, a responsabilidade do cuidado de longa duração ainda é ônus exclusivo da família. O Estado tem sido ausente na oferta de política estruturadora de cuidados ao desconsiderar a constante mudança na composição das famílias brasileiras.
O livro está estruturado em 12 capítulos, precedidos por uma introdução feita pela Organizadora e por Juliana Leitão e Mello. Nela, as autoras partem de quatro questões fundamentais que dão ao conjunto da obra o propósito do livro. As questões são:
Como viverão os longevos no que diz respeito às suas condições de autonomia para as atividades da vida diária?
A família brasileira poderá continuar desempenhando o seu papel de principal cuidadora dos membros idosos?
Quais são as alternativas de cuidado não familiar disponíveis no Brasil?
Qual deverá ser a responsabilidade do Estado na provisão de serviços de cuidados para a população dependente?
Essas perguntas são o pano de fundo do propósito do livro que é, fundamentalmente, discutir os impactos do envelhecimento populacional e das transformações da sociedade brasileira ao longo do século XX na demanda e oferta de cuidados para a população idosa. O livro não para na discussão, mas oferece sua oportuna contribuição quando apresenta os modelos que o Brasil pode adotar para fazer frente aos novos desafios que o envelhecimento propõe na sociedade contemporânea. Considero esta, uma excelente contribuição para a gerontologia e para os profissionais que trabalham com o tema do envelhecimento.
Os capítulos estão ordenados de forma criteriosa, oferecendo ao leitor a possibilidade de leitura sequencial ou por ordem de interesse, não prejudicando a compreensão e qualidade dos conteúdos. Os subtemas estão conciliados com as perguntas basilares definidas no propósito do livro.
Destaca-se, a partir do capítulo 5, a discussão do tema das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Dos asilos às Instituições de Longa Permanência: uma história de mitos e preconceitos), terminando no capítulo 8 (A Fiscalização das ILPIS: o papel dos conselhos, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária). As ILPIs se constituem a modalidade mais presente no território nacional para os idosos dependentes. Entretanto, a elas ainda estão associados imagens negativas e preconceituosas, requerendo de todos, o comprometimento e investimento na sua modernização e profissionalização.
O livro “Cuidados de Longa Duração” é uma obra atual que auxiliará muito no debate das políticas para atendimento aos idosos em situação de dependência. Camarano, ao tecer as considerações finais no livro, nos lembra que “para garantir uma proteção para o idoso com dificuldades para a vida diária e consequente perda de autonomia, o que se requer é um conjunto complexo de ações, tais como renda, saúde, moradia e cuidado”. É por isso que recomendamos a leitura do livro aos profissionais, estudantes, pessoas idosas, famílias e formuladores de políticas públicas.
Além da organizadora, Ana Amélia Camarano, o livro contou com a colaboração de competentes autores e pesquisadores da gerontologia como Anita Néri, Claudia Burlá, Karla Giacomin, Maria Lúcia Lebrão, Yeda Duarte, Eloisa Adler, Ligia Py, Dália Romero, Solange Kanso, Juliana Leitão e Mello, Micheline Christophe, Maria Tereza Pasinato, George Kornis, Aline Marques, Danielle Fernandes Carvalho, Daniella Pires Nunes, Eduardo Camargos Couto, Ligiana Pires Corona, Ana Paula Barbosa e Raulino Sabino.
Livro na íntegra
O livro Cuidados de Longa Duração, de Ana Amélia Camarano (Organizadora)
Rio de Janeiro – 2010 – IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – 349 páginas, está disponível na íntegra Aqui