O projeto de saúde será baseado em IA e IoT para idosos e acontecerá de maio a dezembro.
Por Ragna Paredes (*)
O projeto de saúde para idosos baseado em Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), a ser realizado de maio a dezembro em Jeongseon-gun (governador Choi Seung-jun), Coreia do Sul, foi projetado para melhorar a qualidade de vida na velhice por meio do gerenciamento da auto saúde para idosos locais, fornecendo serviços sustentáveis usando tecnologia de IA e IoT.
CONFIRA TAMBÉM:
Pudim de leite com segredo
- 17/12/2023
Quem são os “outros”?
- 04/04/2024
Com o crescente interesse na gestão digital da saúde e a revitalização dos serviços não presenciais após a COVID-19, o governo local planeia criar um sistema contínuo de serviços de saúde utilizando tecnologia digital para o número gradualmente crescente de idosos com 65 anos ou mais velho.
Assim, a partir de 22 de abril, serão recrutados 150 idosos com mais de 65 anos que precisam de gerenciamento de doenças crônicas e melhoria do comportamento de saúde, além dos atuais beneficiários de cuidados em visita domiciliar. O projeto fornecerá serviços indiretos de saúde usando IA e a Internet das Coisas.
Os indivíduos serão classificados em grupo saudável, grupo pré-frágil e grupo frágil por meio de avaliação prévia: altura, peso, pressão arterial, etc. Tarefas de saúde personalizadas serão selecionadas de acordo com os resultados, seguidas por uma atividade Bluetooth. Ainda serão fornecidos dispositivos de medição e balança que podem ser conectados ao smartphone dos selecionados. E monitores de pressão arterial, monitores de açúcar no sangue, etc., para ajudar as pessoas a praticar tarefas saudáveis que podem ser facilmente realizadas em suas vidas diárias, como tomar remédios na hora certa, andar… Todos os dias, eles devem aferir sua pressão arterial.
Além disso, o projeto fornecerá orientações sobre como usar o aplicativo “Hoje Saúde” e como operar os dispositivos disponíveis, bem como incentivar a autogestão, incentivando tarefas por meio do aplicativo e fornecendo pontos e incentivos quando as metas forem atingidas. Também serão disponibilizadas consultas indiretas com conteúdo de informações sobre saúde, incluindo ligações para telefones fixos e entrega de notícias por cartão.
A equipe do projeto será composta por enfermeiros visitantes de centros de saúde pública, especialistas em exercício e nutricionistas, que farão um monitoramento contínuo, analisando os resultados do desempenho das tarefas e os dados de medição da saúde das pessoas. Essa equipe fornecerá confirmação abrangente por telefone e visita às pessoas que têm dados anormais enviados ou que não foram comunicados há mais de uma semana.
Foto: reprodução
O distrito de Jeongseon-gun planeia melhorar continuamente o programa, realizando uma avaliação pós-saúde no final do projeto para medir o grau de mudança no estado de saúde dos idosos participantes e elaborar um plano de desenvolvimento para o projeto através de um questionário de satisfação.
O Diretor do Centro de Saúde Pública, Shin Ai-jeong, declarou à imprensa que “O projeto de baseado em IA e IoT para idosos tem a vantagem de expandir a base de cuidados digitais para idosos para evitar que as disparidades regionais de saúde se aprofundem e continuem a visita domiciliar ao serviço de saúde de forma eficiente através de vários projetos de saúde para que os idosos locais que vivem sozinhos possam viver uma aposentadoria saudável e feliz.”
(*) Ragna Paredes – Especialista em mídia social. Fonte: PortalCascais/PT
Foto de Tima Miroshnichenko/pexels.