Eleição, a ser realizada no próximo dia 2 de setembro, das 9 h às 17 horas visa apoiar a população idosa de São Paulo e fazer suas vozes serem ouvidas
O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo, que tem como atribuições contribuir para a formulação, a implementação e o controle social de políticas públicas para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da pessoa idosa, elegerá o novo Conselho no próximo dia 2 de setembro (sábado), das 9h às 17h. Não deixe de participar desta importante eleição.
A votação poderá ser feita em 22 (veja endereço abaixo) das 32 subprefeituras existentes na cidade por todos os moradores e eleitores acima de 16 anos da capital paulista. Mas atenção, os (as) eleitores (as) só poderão votar nas Subprefeituras do endereço comprovado a ser apresentado no momento da votação. Serão eles que elegerão os(as) novos(as) conselheiros(as). A participação da população como um todo neste processo eleitoral é fundamental para o fortalecimento da construção de uma cidadania ao longo da vida.
A matéria intitulada Engajamento cívico de pessoas idosas, de Antônio Carlos Will Ludwig, publicada recentemente no Portal do Envelhecimento, fala justamente da importância do exercício da cidadania ativa por parte de todos e, claro, das pessoas idosas, afinal, a cidadania é exercida ao longo da vida.
Novidades desta eleição
A primeira grande novidade do Conselho a ser eleito é que ele será diferente dos anteriores, pois será deliberativo, e não apenas consultivo. Ou seja, terá o poder de encaminhar soluções apresentadas durante as discussões, e não somente indicar e avisar sobre os problemas existentes.
CONFIRA TAMBÉM:
Uma sinfonia de vida na URSI
- 18/08/2023
Ruídos da visibilidade
- 20/05/2023
A outra novidade é que o Conselho também será paritário, ou seja, será composto por 15 membros do governo e 15 membros da sociedade da civil, sendo 10 representantes dos Fóruns da Pessoa Idosa (Categoria A), 3 representantes de instituições de ensino e defesa de direitos (Categoria B) e 2 representantes de movimentos sociais (Categoria C).
E a última novidade é que qualquer pessoa, acima de 16 anos, poderá votar. Isso implica entender que o envelhecimento é uma questão de todos e todas e não apenas de velhos e velhas. E eleger pessoas mais capacitadas e comprometidas com o futuro que possam indicar melhores políticas e controle social para as próximas gerações faz toda diferença para o nosso longeviver.
Documentos necessários para votar
Para participar da votação é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência. Os eleitores de 16 a 17 anos devem incluir o título de eleitor.
No momento da votação o (a) eleitor (a) terá acesso a uma célula de votação com 3 categorias de instituições que apresentam seus candidatos: A, B e C. O eleitor poderá votar em 1 candidato (a) de cada categoria.
Saiba mais e participe da votação
Data da Eleição: 2 de setembro de 2023, das 9 h às 17 horas
Quem pode votar: Residentes no município de São Paulo e eleitores aptos (acima de 16 anos)
O que levar para os locais de votação: Documento com foto e comprovante de residência atualizado. Os eleitores de 16 ou 17 anos devem também levar Título de Eleitor
Importante: você só conseguirá votar na Subprefeitura correspondente ao seu comprovante de residência
Como votar: a célula de votação vai apresentar 3 categorias de instituições que apresentam seus candidatos: A, B e C. O eleitor poderá votar em 1 candidato de cada categoria.
Local da Votação: 22 lugares da Cidade de São Paulo: confira o seu na relação abaixo.
CATEGORIAS
CATEGORIA A- Fóruns
ZONA LESTE
1. Ermelino Matarazzo: Albertina Souza Ribeiro Justino e Francisco Miguel Filho
2. São Mateus: Sufia Gonçalves Duarte e Luis Antonio Rodrigues
3. Itaquera: Margareth e Maria Inês
4. Mooca/Neide Duque: Antonio Pato e Teresa Rodrigues
ZONA SUL
1. Campo Limpo: Gerusael Santos Ribeiro e Lúcia Conceição
2. Capela do Socorro/Parelheiros: Antonio Brito e Sueli
3. M’Boi Mirim: Dione e Cícera
ZONA NORTE
1. Pirituba/Jaraguá/Perus: Ruth Altamirando e Norma Neres
2. Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros: Damares e Reis
ZONA OESTE
1. Pinheiros: Ariovaldo e Maria Aparecida Capprino
2. Butantã: Thereza Marchesini e Alaíde
ZONA CENTRO
1. Região Centro: Niltes e Cida
2. Liberdade: Nadir e Idalina
CATEGORIA B – Instituições de ensino e pesquisa e defesa de direitos
1. Me Too: Maria do Carmo Guido e Elisabeth Meloni
2. EACH/USP: Marisa Accioly e Maria Luisa Bastetti
3. FAPESP: Antonio Alves e Fé Martins Juncal
4. ABECL Nosso Sonho: Maria do Socorro Alves e Terezinha Bezerra
5. Promove Ação Social Cultural: Vanderlírio J. Barbosa e Ana Pessoa
6. Associação Comunitária Cohab/Educandário: Hilton(Índio) e Lúcia
CATEGORIA C – Movimentos Sociais
1. Eternamente Sou: Luís Baron e Dora Cudignola (Auxiliadora)
2. Sindicato Nacional Aposentados: Diógenes Martins e Sonia Pereira
3. Trabalho 60+: Norma Rangel e Ricardo Mucci
Sobre o Conselho
O Conselho foi criado pela Lei Municipal nº 11.242, de 24 de setembro de 1992, como “Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI). Teve seu nome alterado pela Lei nº 17.452, de 09 de setembro de 2020 e, de acordo com esta mesma lei, a partir da próxima gestão (2023/2025) passa a ser Conselho Municipal da Pessoa Idosa de São Paulo.
Foto destaque de Edmond Dantès/pexels.