Inscrições abertas até 31/03 para a submissão de trabalhos para o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.
Encontram-se abertas as inscrições para a submissão de trabalhos para o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Intercom Sudeste 2025 – congresso regional, que será realizado entre os dias 15 e 17 de maio, na PUC-Campinas e que está inserido na programação de eventos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
CONFIRA TAMBÉM:
Essa é uma oportunidade especial para pesquisadores que tratam de temas relacionados à Comunicação, envelhecimento e longevidade, em função da criação do Grupo de trabalho (GT) – Comunicação e cultura da longevidade,o primeiro Grupo de Trabalho (GT) a abordar este tema em um evento da Comunicação no País. O GT tem como coordenadoras as professoras Gisela G S Castro (Docente Titular do PPGCOM ESPM – São Paulo) e Cíntia Liesenberg (Professora da Escola de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas) e conta com o apoio do Portal do Envelhecimento.
Quem pode participar?
Podem participar pesquisadores de qualquer nível de formação acadêmica: doutoras/doutores, doutorandas/doutorandos, mestras/mestres, mestrandas/mestrandos, especialistas, graduadas/graduados e graduandas/graduandos. Para apresentação de trabalhos no evento, a primeira etapa é a inscrição no evento, seguida da submissão de resumos expandidos. Ela deve ser feita até 31 de março.E embora o congresso tenha abrangência regional, podem se inscrever todas as pessoas interessadas no tema, independentemente do local em que atuem.
GT Comunicação e cultura da longevidade (ementa)
Este Grupo de Trabalho tem como objetivo principal contribuir para a discussão e a nucleação de estudos que tenham como objeto questões teóricas e/ou empíricas relativas ao campo da comunicação articuladas aos estudos do envelhecimento em suas diversas interseccionalidades. Diante do acelerado envelhecimento populacional e da complexidade das demandas sociais decorrentes, é cada vez mais importante e urgente a promoção de estudos que alicercem e fomentem uma vigorosa cultura da longevidade.
Este campo de estudos e de práticas contribui para promover conhecimento, qualificar o debate e gerar visibilidade para temas de relevância e impacto social incontestes.
Considera-se a necessidade de uma visão social mais abrangente sobre as questões relativas à longevidade como conquista do contemporâneo, aos modos de envelhecimento em seus diversos atravessamentos, às velhices abarcadas sob o manto da diversidade, das potências de vida e das diferentes transformações que uma sociedade de população mais longeva implica e requer.
Nesse escopo, têm aderência ao GT trabalhos que, a partir de uma mirada comunicacional e alicerçados no campo teórico da comunicação, abordam temáticas como: desenvolvimento ao longo da vida, envelhecimento, longevidade, velhices, gerações e geracionalidades, etarismo, direitos das pessoas idosas, cultura do cuidado, mercado de trabalho, dinâmicas de consumo e outros temas afins.
Essa ementa do GT orienta sobre o escopo dos trabalhos que serão discutidos, trazendo mais informações sobre o GT, inclusive as palavras-chave: Comunicação; Envelhecimento, Longevidade, Gerações, Pessoas idosas.

Serviço
Intercom Sudeste 2025
Submissão de trabalhos para os GTs: abertas até 31 de março de 2025
Período: de 15 a 17 de maio de 2025
Local: Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, São Paulo
Para saber mais sobre as inscrições, ter acesso ao formulário, além de outras orientações do evento, acesse o link: https://portalintercom.org.br/congressos-regionais/chamada-de-trabalhos-para-os-grupos-de-trabalho-gts-2025/
Cronograma: https://portalintercom.org.br/sudeste11/cronograma/
Site do evento: https://www.intercomsudeste2025.com.br/
Atualizado às 18h13
