A incontinência é algo que muitas pessoas idosas precisam conviver. Os pais que sofrem de incontinência também sofrem com a dignidade perdida quando eles se veem diante da dificuldade de cuidar de suas próprias necessidades e necessitam de terapia intensiva de seus filhos.
Eles se tornam dependentes de cuidadores, seja dos membros da família ou não. Eles se sentem impotentes e inúteis. Muitas vezes surgem erupções cutâneas e irritações na pele, dificuldade de dormir e estresse.
“Esse foi o ponto de partida”, diz Daniel Huang, diretor regional para cuidados na incontinência da SCA em Xangai. “Oferecemos educação para enfermeiras do hospital que estavam lidando com pessoas idosas para ajudá-los a melhorar a vida de seus pacientes”.
Respostas positivas
Cerca de 6.500 enfermeiros de mais de 1.000 hospitais de 12 cidades chinesas se beneficiaram do programa de educação desde que o projeto começou em 2009. As respostas foram muito positivas.
Após a formação de enfermeiros por três anos, a SCA decidiu ampliar o escopo do programa de treinamento na China em 2012.
“Este ano, estamos com o objetivo de educar os cerca de 1.000 profissionais cuidadores em 55 hospitais em três cidades chinesas – Guangzhou, Hangzhou e Xangai”, diz Huang.
Cuidadores em hospitais trabalham como assistentes dos enfermeiros. Muitas vezes são os cuidadores que põem a “mão na massa” no dia a dia de trabalho, como: trocar a roupa do paciente e as fraldas, auxiliando-os no banho e outras questões de higiene.
Aumentar as habilidades e conhecimentos
“O conceito é o mesmo para o programa de enfermeiros”, diz Huang. “Queremos aumentar habilidades e conhecimentos sobre os pacientes dos cuidadores de higiene pessoal, como tratamento preventivo e soluções disponíveis”.
Fonte: SHAPE No.3/2012. Tradução do Portal.