Paraíba – A Paraíba é o terceiro estado do país em proporção de idosos. É o que revelou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou ontem dados sobre os setores censitários. Parte dos dados do Censo que o IBGE divulgou ontem, mostrou a distribuição por faixa etária nos bairros em todo o Estado. Ficou constatado que os bairro do Interior do Estado concentram a população mais idosa.
O bairro do Centro, em Santa Luzia e o bairro da Prata, em Campina Grande, são os possuem maior população idoso. O primeiro tem o percentual de 25,9%¨dos moradores compostos por idosos, enquanto o bairro campinense tem 25,6. Na Capital, o Centro também concentra o maior número de pessoas da terceira idade. Em João Pessoa, o bairro mais jovem é o Distrito Industrial.
No Centro da Capital, 15,5% da população tem mais de 65 anos. Moradora do Centro há 26 anos, a aposentada Maria José Pereira, 69 anos, brinca que a rua onde mora, em frente a Praça da Pedra, é conhecida como a rua da terceira idade. “Tem muito idoso aqui no Centro. Basta uma volta e você se depara com um monte deles. Meus vizinhos a maioria são idosos”, conta.
A também aposentada Maria da Penha Vasconcelos, 79 anos, também reconhece que há predominância de idosos na localidade. “Muita gente nasceu aqui quando a maioria das pessoas moravam no Centro e foram ficando. Eu nasci aqui e até hoje não sei o que é fazer uma mudança”, conta.
Dentre os aspectos relevantes do bairro, a população idosa revela uma tranquilidade escondida em meio ao grande fluxo de pessoas e carros. “Minha casa nunca foi assaltada aqui e conhecemos todo mundo. Sou muito satisfeita de morar no trânsito”, conta Maria José.
O acesso aos serviços de saúde pública, sem precisar de grandes deslocamentos, também é um atrativo do bairro para os idosos. “Tem um PSF [Programa de Saúde da Família] aqui perto e, às vezes, o médico vem até minha casa”, conta.
Fonte: Texto de Luiz Carlos Lima – [email protected], em 2 de julho de 2011. Acesse Aqui