Aumentam as iniciativas contra a violência à pessoa idosa no Brasil

Durante três dias representantes dos 92 municípios da cidade do Rio de Janeiro discutem propostas de políticas públicas para o segmento. Com o tema ‘O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil’, a Superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) deram início à III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

 

 

Afirma o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, na solenidade de abertura: “Essa Conferência Estadual é a consolidação do processo de participação que tivemos em todas as regiões do estado e a garantia de que vamos continuar avançando, porque se hoje temos o Estatuto do Idoso e do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, é porque ao longo dos anos tivemos um processo de mobilização e participação dos idosos”.

Rodrigo Neves anunciou a retomada do Programa Viver Melhor e também, a expansão de Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa para outras regiões do estado, caso seja identificada a necessidade durante a Conferência Estadual.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

A superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Maria da Penha Franco, destacou a importância da participação da sociedade na Conferência: “Ninguém constrói nada sozinho (…)”.

No Estado do Mato Grosso o Ministério Público na Procuradoria de Justiça Especializada – Defesa da Cidadania desenvolveu para 2012 um “Plano de Trabalho Anual” denominado “Violência contra a pessoa idosa”.

O objetivo do plano é empreender ações voltadas para redução dos índices de violência contra a pessoa idosa, atuando em 60% dos municípios.

O plano ainda contempla as palavras do professor e doutor em sociologia Vicente Faleiros: “A violência contra a pessoa idosa é uma questão de saúde pública que precisa ser pensada em termos de atendimento às vítimas, de responsabilização dos agressores e principalmente de prevenção.”

Integra Aqui / Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4208 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email