Iniciamos o ano no Brasil com muito calor e hoje nossa mensagem vale como dica de hidratação, harmonização e funcionalidade com os alimentos
Na correria do dia a dia esquecemos de nos hidratar e, por isso, colocar alarme para nos avisar para “beber água” passou a ser uma necessidade! Com esse procedimento se percebeu maior preocupação com a qualidade de vida, pois é imperativo olhar para o corpo como algo que precisa ser muito bem cuidado, seja por meio da prática de exercícios físicos para diminuição do sedentarismo ou na escolha de alimentos que auxiliem a manutenção da saúde.
Conhecer grupo de alimentos que favorece a longevidade saudável e mais saúde, passou a ser realidade em nossas escolhas diárias. O tema alimentos funcionais ganhou fama e notoriedade entre os brasileiros. São muitas as fontes de informações sobre o assunto em rodas de conversa, reportagens na televisão, matérias em revistas, sites da internet, blogs, influenciadores, entre outros.
Para falar desses temas devemos levar em conta a legislação brasileira, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros órgãos com padrões de reconhecimento mundial.
A ANVISA define alimento funcional como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”, lembrando que tais afirmações sobre benefícios devem ser feitas mediante comprovação científica da eficácia.
Muitos países possuem sua própria legislação para alimentos funcionais com base no Codex Alimentarius Commission, incluindo o Brasil, que o fez por meio de resoluções publicadas pela ANVISA em 1999. Apesar do reconhecimento desta, somente são considerados alimentos funcionais aqueles cujas propriedades podem ser demonstradas por meio de análise e comprovação dessa eficácia, e quando anotadas no rótulo.
CONFIRA TAMBÉM:
A ANVISA atualiza com revisões frequentes junto à legislação sanitária vigente visando o aprimoramento das análises técnicas e novas evidências científicas, culminando em consumidores mais conscientes, mais bem informados e que buscam constantemente por escolhas mais saudáveis
Afinal, o que são alimentos funcionais?
Conforme o Internation Life Sciences Institute of Nortes America, são aqueles alimentos formados por compostos bioativos que fornecem além da nutrição básica, subsídios e benefícios à saúde. Exemplo de alimentos com propriedades funcionais: algumas espécies de frutas e verduras como tomate, cenoura, brócolis, espinafre, linhaça, castanha, frutas cítricas, ômega três (peixes), algumas bebidas enriquecidas com proteínas.
O bom senso faz parte de tudo em nossa vida! Com relação aos alimentos essa afirmação não é diferente e mesmo alimentos funcionais devem ser consumidos como parte da dieta diária sem consumo exagerado. Existem tabelas para limites de funcionalidade para proteína, gordura etc. especificadas em todos os alimentos à venda de acordo com a ANVISA.
O que é dieta saudável?
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nota para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 18 de dezembro de 2022, como dieta saudável aquela que contém todos os grupos alimentares de forma equilibrada e diversificada: frutas, legumes, grãos integrais, leguminosas, nozes, carboidratos, vitaminas, minerais óleos e gorduras insaturadas.
O assunto é encantador, mas se você quiser há referências intensas sobre ele, nesse momento vamos voltar ao início de minha conversa que é a “hidratação” em período de muito calor, com sucos funcionais e revigorantes. Segue algumas sugestões com harmonizações de ervas frescas, frutas, vegetais preparados com água de coco e muito gelo, veja a seguir e aproveite! Quem provou por aqui adorou!
Conheça a seguir algumas receitas com bebidas não alcoólicas funcionais, energéticas, saudáveis (nutritivas) e saborosas
Suco funcional rosa da Wandinha (Família Addams)
Ingredientes
6 colheres de sopa de beterraba (70g) crua picada
300ml de água de coco
15 Bagos (grãos) de uvas escuras
2 colheres de sopa de gengibre
1 ½ xícara de gelo
Se quiser adoçar levemente, utilize mel ou melado
Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador por 2 a 3 minutos e coar! Servir em seguida geladinho!
Suco energético e funcional abacaxi com gengibre
Ingredientes
2 rodelas de abacaxi sem casca picado
300ml de água de coco ou água natural filtrada
1 xícara de gelo
Ervas frescas de hortelã, manjericão e salsa
2 colheres de sopa de gengibre fresco
Se quiser adoce levemente com mel ou melado
Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador por 2 a 3 minutos e coar! Servir em seguida geladinho!
Harmonioso e funcional morango e melão
Ingredientes
300ml de água de coco
1 xícara de gelo
15 morangos médios
Ervas frescas higienizadas (hortelã, salsa, manjericão)
2 xícaras de chá de melão picado
Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador por 2 a 3 minutos. Servir em seguida geladinho!
Referências
Alimentos Funcionais: https://bvsms.saude.gov.br/alimento-funcionais/
Alimentos Funcionais: Portal Embrapa: https://www.embrapa.br › qualidade › nutricional › ali…
Baptistella, A. B.; Marques, N.; Carnauba, R. A.; Paschoal, V. Nutrição Funcional e Alimentos Brasileiros. São Paulo:Editora Cnf, 2019.
Barbosa Rosa, C.O. e Costa, N. M. B. Alimentos funcionais: histórico, conceitos e atributos. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br › mod › resource › view
Hidratação e Benefícios https://www.unimedlondrina.com.br/noticias/tudo-saude/02/02/2018/hidratacao-no-verao/
Rocha, G., Tomazoni, A. M. R. Cozinhando com Nutrição: Bebidas quentes e frias para o dia a dia: https://pay.hotmart.com/Y70193540F?checkoutMode=10&bid=1676040569713
Foto destaque de Kindel Media/pexels
Atualizado no dia 16/02/2023, às 12h