Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente do Brasil, coloca o envelhecimento em seu primeiro pronunciamento logo após o resultado das urnas
“O que envelhece uma pessoa não é a quantidade de anos que tem, mas a falta de causa”, referindo-se a importância de se ter projetos de vida, em outras palavras, motivos para se levantar da cama a cada dia e continuar a viver. Lutar por um país sem fome é uma de suas prioridades, e isso implica em lutar pela dignidade da vida, porque todas as vidas importam.
CONFIRA TAMBÉM:
Aliás, em seus governos anteriores, Lula deu grande atenção às causas sociais, sendo, portanto, um velho sensível e capaz de implementar boas políticas públicas para a velhice. No seu governo, lançou o Ministério da Previdência e, literalmente, acabou com as filas gigantescas nas portas das agências do INSS, ministério liquidado por Bolsonaro, um velho que demonstra não ter simpatia ou preocupação com a velhice do país.
No discurso de vitória, Lula deixa claro sua causa: “Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário.” Combater a extrema pobreza e a fome é garantir dignidade à vida, dignidade a uma velhice mais saudável, dever de qualquer governante.
Recentemente publicamos uma matéria sobre o encontro de Lula com representantes de sindicatos, associações, intelectuais, pesquisadores (veja o vídeo abaixo). Um passo histórico, de escuta às principais demandas do envelhecimento no país, no qual o Portal do Envelhecimento, como um site de divulgação e referência na área, esteve presente e deixou um exemplar do livro Longeviver, Políticas e Mercado – Subsídios para Profissionais, Educadores e Pesquisadores nas mãos de Lula.
Esperamos que esse livro, organizado por pesquisadores da PUC-SP, possa contribuir para que a futura equipe de assessores, que irá propor políticas nessa área, tão desigual no país, possa ter outra imagem da velhice e não reproduzir uma visão negativa da mesma. Essa tem sido nossa grande causa no Portal do Envelhecimento e continuamos nela, incansavelmente.
Aliás, a frase dita por Lula, que a repetimos aqui (“O que envelhece uma pessoa não é a quantidade de anos que tem, mas a falta de causa”) é claramente imprecisa. O que envelhece a pessoa é o passar do tempo, sim. Causa, projeto, motivo, nada disso fará de nós eternos jovens, mas a atividade, os sonhos, a luta por conquistas traz vigor, energia, um gás a mais para enfrentarmos a dor e a fadiga, para batalharmos por dias melhores. Nisso, Lula, 77 anos, é um gigante.