Do total de idosos diagnosticados com catarata, 47,6% foram operados pelo SUS e 37,9% das cirurgias foram cobertas por plano de saúde. Em 2014 foram realizadas 469.820 cirurgias de catarata em maiores de 60 anos. A assistência à população idosa é realidade no Sistema Único de Saúde, que vem se adaptando ao envelhecimento da população. A cirurgia de catarata faz parte do rol de procedimentos das Cirurgias Eletivas (marcadas com antecedência) do SUS.
Redação Portal. Elza Fiúza/ABr
CONFIRA TAMBÉM:
Robô enfermeiro cuida de idosos
- 05/03/2016
O homem Nu
- 17/01/2016

Recente Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revela que do total de pessoas com 60 anos ou mais diagnosticados com catarata, 72,7% tiveram indicação de cirurgia; destes, 37,9% a fizeram e foram cobertas por plano de saúde. Das pessoas de 60 anos ou mais de idade, que tiveram indicação de cirurgia de catarata (27,7%) não realizaram a cirurgia. Vale lembrar que a população idosa do país é estimada em 26% do total da população brasileira. A maioria, 47,6%, usou o SUS.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 27,7% foi diagnosticada com catarata, com maiores proporções para o Centro-Oeste (33,7) e Nordeste (31,9). Menor diagnóstico em homens (24,6%) que em mulheres (31,9%), maiores proporções em brancos (30,5%) e para idosos com mais de 75 anos (47,5%).
Em 2014 foram realizadas 469.820 cirurgias de catarata em maiores de 60 anos, e 185.598 em 2015. A assistência à população idosa é realidade no Sistema Único de Saúde, que vem se adaptando ao envelhecimento da população. A cirurgia de catarata faz parte do rol de procedimentos das Cirurgias Eletivas (marcadas com antecedência) do SUS. Entre 2010 e junho de 2015, o Ministério da Saúde disponibilizou R$ 1,7 bilhão aos estados e municípios para a realização desses procedimentos, que incluem também ortopedia e outras áreas que vão variar de acordo com as necessidades de cada estado, como cirurgias vasculares e urológicas.
A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. O avançar dessa condição transforma-se em catarata. A doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete todas as pessoas, mas em graus diferentes.
Alguns idosos não precisam operar logo que aparece a catarata, mas só um médico pode determinar o tratamento. A catarata também pode ser provocada por infecções na vida adulta, uso de medicamentos como cortisonas, um trauma (batida no olho, por exemplo) ou deficiência congênita. Os diabéticos geralmente têm catarata mais cedo. A doença é progressiva e reduz a visão.
Imunização
Considerado um dos grupos de mais riscos de desenvolver complicações causadas pela gripe, os idosos também têm buscado o Sistema Único de Saúde (SUS) para a imunização, o que exige uma adequação do sistema da saúde para receber essa população. As projeções populacionais do Brasil evidenciam o avanço do envelhecimento da população. Por isso, a Pesquisa Nacional de Saúde investigou alguns fatores relacionados à saúde das pessoas de 60 anos ou mais de idade.
Na pesquisa anterior, realizada em 2013, 73,1% das pessoas de 60 anos ou mais de idade tomaram a vacina contra a gripe, por meio do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Os indicadores de saúde no Brasil têm melhorado significativamente nos últimos anos e isso se reflete no aumento da expectativa de vida de homens e mulheres.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em comunicado à imprensa nacional, assinalou que “os resultados irão auxiliar o Ministério da Saúde a traçar suas políticas públicas para os próximos anos”. Destacou ainda que a expectativa do brasileiro passou de 62,7 para 73,9 anos entre 1980 e 2013, um crescimento real de 11,2 anos. “Esse aumento se deve às medidas de combate à desnutrição, redução da mortalidade materna e infantil, ampliação do acesso a vacinas e medicamentos gratuitos, entre outras ações promovidas pelo governo federal em parceria com estados e municípios”, disse o ministro.
Nos 12 meses anteriores à PNS 2013, 73,1% das pessoas de 60 anos ou mais de idade tomaram a vacina contra a gripe. A Região Nordeste registrou a menor proporção (69,4%), enquanto as Regiões Centro-Oeste e Sul apresentaram as maiores proporções desse indicador (77,1% e 77,9%, respectivamente).