Você sabe quais são suas contribuições e benefícios junto ao INSS? Pois saiba que a maior parte dos segurados só se preocupa com isso quando está prestes para se aposentar, o que em alguns casos pode atrasar a concessão do benefício previdenciário. Siga o nosso guia.
Diego Castro (*)
Todo trabalhador que contribui para a Previdência Social tem que entender a necessidade e a importância de estar sempre de olho nas suas contribuições e benefícios que possuem junto ao INSS, e isto é feito através do Extrato do INSS, também conhecido como Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS.
Infelizmente muitos dos segurados deixam apenas para se preocupar com este documento quando completam o tempo para se aposentar, o que em alguns casos pode gerar inúmeros problemas, atrasando consideravelmente a concessão do benefício previdenciário.
No Extrato do INSS, é possível verificar o histórico de todas as contribuições já feitas para o órgão. Este é o fator mais importante!
Há relato de alguns leitores, que ao chegarem na época de se aposentar, descobriram que um de seus empregadores declarava uma renda menor para o INSS, o que prejudicou bastante o valor de sua aposentadoria.
Outro fator é sempre conferir se seus dados cadastrais estão inseridos corretamente. Há casos em que o trabalhador coloca todos os seus documentos em ordem, porém, por algum erro burocrático, os seus dados são colocados incorretamente, podendo gerar sério problema na hora da concessão de benefícios.
Não é razoável que o trabalhador seja penalizado por um erro de terceiro quando alcança a terceira idade. Infelizmente é bastante comum idosos terem seus benefícios atrasados por algo que não era de sua responsabilidade.
Em uma época em que o governo já acumula projetos de leis em tentativas de diminuir ainda mais o direito da aposentadoria, é hora de ter atenção redobrada e não deixar nenhum problema atrapalhar os seus rendimentos na hora de requerer seus benefícios.
Pensando nisso, vamos ensinar detalhadamente como se pode conferir o Extrato do INSS de forma online, sem grandes dificuldades, diretamente do seu computador ou celular.
Aviso: Não é obrigatório, mas é recomendável que se use um computador para facilitar a expedição do documento.
Vamos ao guia
Primeiramente, deve-se procurar Meu INSS no google. A primeira resposta é o aplicativo da Previdência Social, que organiza todos os dados e benefícios do segurado.
Ao entrar no site, deve-se clicar em Extrato (CNIS) do lado esquerdo da página e em seguida clicar em LOGIN, que surgirá no meio da tela.
Caso o segurado já seja cadastrado, basta inserir seus dados e senha que o extrato do INSS será disponibilizado. Caso não possua senha, deve-se ir no final do texto e clicar em CADASTRE-SE
Em seguida será necessário inserir todos os seus dados pessoais. Lembre-se de tomar cuidado extra nesta parte para evitar possíveis erros de digitação.
O último passo, e o mais importante, é na hora de gerar sua senha.
O Meu INSS pedirá para responder uma série de perguntas, como:
- Quais os locais que o segurado trabalhou
- Quais os benefícios que já recebeu
- Ano que começou a contribuir
- Último ano que contribuiu
Após respondido corretamente, será gerado uma senha temporária, que servirá para o primeiro acesso do segurado no portal.
O último passo é voltar ao Meu INSS, clicar em LOGIN novamente e inserir a senha temporária que foi gerada.
Ao entrar no sistema, será pedido para criar uma nova senha permanente. Escolha uma com mais de 8 letras, que utilize numéros e guarde em local seguro.
Se você teve problema na hora de responder as perguntas e gerar sua senha, deve ligar 135 ou ir pessoalmente até o posto da Previdência Social, não há como criar outra de forma online.
Qualquer dúvida pode ser resolvida também pessoalmente ou pelo telefone.
Feito em parceria com: https://www.saibaseusdireitos.org/
(*) Diego Castro é Advogado Trabalhista – OAB/PI 15.613 – Formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina, Pós graduando em Direito e Processo do Trabalho. Apaixonado pela ideia de facilitar o acesso do direito para todos os Brasileiros, através de linguagem simples e direta.