Casos de Mediação Familiar - work - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Casos de Mediação Familiar – work

A mediação familiar, como método consensual de solução de conflitos pode colaborar na busca de soluções dialógicas aos conflitos relacionados aos casais, aos pais e filhos, entre irmãos e entre demais familiares. Com relação ao familiar idoso, atenção especial à autonomia, saúde, demais diretos e cuidados familiares, quando necessários.  Inscrições abertas.

Alessandra Negrão Elias Martins (*)


A Mediação como Método Consensual de Solução de Conflitos visa a comunicação, melhorar as relações de convivência e contribuir para a co construção do consenso. De origem milenar, tem em sua essência na busca do diálogo e de soluções para ambas as partes, como contribuição para uma cultura de paz.

Em nosso país, os estudos e práticas relacionados a Mediação iniciaram na década de 90. Em 2010 a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça ampliou o conceito do acesso à Justiça com a oferta dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, dentre os quais a Mediação. Em 2015 o novo Código de Processo Civil (Lei 13.105) menciona a mediação em diversos artigos e a Lei 13.140 passou a regular a mediação no contexto extrajudicial.

Com esta breve apresentação do método, passo a descrever sua aplicação. Com enfoque interdisciplinar e prática transdisciplinar, conjuga diversas áreas.  Desta forma, é possível, como exemplos, mediar conflitos: civis, empresariais, trabalhistas, condominiais, familiares, na área da saúde, entre outras áreas.  Importa considerar que os conflitos fazem parte da vida e da convivência com o outro e o quanto a Mediação pode colaborar na busca de soluções dialógicas.

Com relação a família os conflitos podem envolver todos os seus entes e gerações, sendo que a Mediação necessita ter um enfoque sistêmico, ou seja de toda a família e do contexto que se insere. Chegam às Mediações conflitos relacionados aos casais, aos pais e filhos, entre irmãos e entre demais familiares.

Com relação ao familiar idoso, faz -se necessário o olhar atento, fundamentado no que a mediação irá tratar, como questões voltadas para: autonomia, saúde, demais diretos e cuidados familiares, quando necessários. Com relação aos cuidados, quando se busca o autocuidado e o cuidado com o outro, no empoderamento de cada participante, no reconhecimento mútuo e fortalecimento das relações humanas, também constituem fundamentos para as sessões das Mediações.

Conversaremos no workshop sobre descrições de casos práticos que acontecem no contexto familiar com idosos. E em como a mediação pode colaborar para a melhora da comunicação, das relações familiares, contemplações dos direitos, organizações em questões de cuidados, resoluções ou prevenções aos riscos. 

Participem, aguardamos vocês!

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

(*) Alessandra Negrão Elias Martins – Advogada Colaborativa, Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Mestre em Gerontologia Social pela PUC/SP, Escritora e Docente. Desde 2011 mediadora familiar com idosos que se encontram em situação de risco. E-mail: alenemartins@gmail.com. Lattes:  CV: http://lattes.cnpq.br/1402275082886823


Serviço

Workshop Online: Mediação Familiar

Dia: 21 de maio, das 19h às 21h

Software: Microsoft Teams
Inscrição: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/workshop-mediacao/

Tel: (11) 2579-9697
Whats: 11 97080-4331
Contato: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br


Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile