Dizemos com certa consensialidade que são vulneráveis os idosos, os deficientes, as crianças… Livro mostra a construção histórica do conceito vulnerabilidade ao longo do tempo assim como dentro de diversas áreas do saber, detendo-se no Direito e nos Direitos Humanos. Nessas áreas, destacam-se duas noções fundamentalmente articuladas ao conceito de vulnerabilidade: a maior exposição a danos e também a menor facilidade em lidar com eles.
Esses termos, por mais que estejam na moda, não são, contudo, segundo a autora, “vocábulos de precisão, servindo para designar segmentos muito variados: dizemos com certa consensialidade que são vulneráveis os idosos, os deficientes, as crianças; aceitamos, com alguma reflexão, que sejam também vulneráveis as mulheres, as coletividades tradicionais, os negros, as camadas mais pobres; poderemos admitir ainda na categoria os doentes crônicos, os pacientes terminais, os obesos, os subnutridos, os imigrantes, os expatriados, os apátridas, os narcóticos, os alcoolistas, os desempregados, os subempregados, talvez os empregados assediados, talvez os empresários falidos (?).”
Além de buscar definir o que é vulnerabilidade, a autora discute “por que há cuidado com vulneráveis e qual a justificativa para responsabilidade ou zelo coletivos”.
Autora
Ana Cruz de Araújo Pereira da Silva
Bacharel em Direito em Belém (PA), especialista em Geriatria e Gerontologia pela UnATI/UERJ, mestra em Direito pela UFPa e colaboradora do Portal do Envelhecimento.
Onde adquirir o livro
O livro “Vulnerabilidade humana e envelhecimento: o que temos a ver com isso”, de Anna Cruz de Araujo Pereira da Silva, está à venda na loja deste site Portal do Envelhecimento, como também por Televendas, nos seguintes telefones: (11) 2579-9697, celulares: (11) 94192-9736 e (11) 97650-2130, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas. Ou pelo email: editora@portaldoenvelhecimento.com