Unibes leva idosos em situação de vulnerabilidade ao RJ, de avião!

Unibes leva idosos em situação de vulnerabilidade ao RJ, de avião!

Projeto leva idosos de avião ao Rio de Janeiro, proporcionando momentos de lazer, interação, promoção da cultura e do bem-estar. Isso é construir saúde!

Por Amanda Cristina Alves, Emily Zago Leal Carneiro Leão e Rodrigo dos Santos Machado (*)

 

Em um sábado nublado, exatamente no dia quatro de agosto de 2018, a Unibes – em parceria com uma companhia aérea -, levou 16 idosos usuários da Instituição, que nunca haviam viajado de avião, para conhecer a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Todos os idosos vivem em situação de vulnerabilidade.

Esta atividade proporcionou possibilidades de um mundo novo, pois chegar à velhice e poder vislumbrar algo diferente é, sem dúvida, engrandecedor para quem está próximo ou vivenciado com eles essa descoberta através desse passeio.

Os idosos, com suas dificuldades e inseguranças, principalmente com o desconhecido “Voar de Avião”, nunca se sentiram “tão altos”, conhecendo outra cidade, com acesso a cultura e lazer, tantas coisas boas e novas. Todos relataram uma felicidade que não dá para descrever em palavras.

É claro que nem tudo são flores. Vários obstáculos físicos e também sociais estiveram presentes.

Tudo começou às 5h30 minutos da manhã, já no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Era nítido o encanto e ansiedade para momento tão esperado pela decolagem. Ao chegarmos ao embarque, a Sra. Luzia se emociona e diz ao voluntário:

– Nunca em minha vida tinha visto isso, é a primeira vez que entro em um avião…

O voluntário, sem perder a oportunidade, pergunta:

– Está com medo?

E a resposta foi clara:

– Não, estou muito feliz em poder sair de São Paulo.

O voo foi rápido, mas o deslumbre de cada um ali presente jamais esqueceremos. O Sr. André nos confessa, todo feliz, que nunca imaginou que um dia viajaria de avião e que a sensação foi única.

Chegando ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, fomos recepcionados pelo guia turística que explicou que decorrente de uma noite chuvosa o passeio ao Pão de Açúcar seria transferido para uma parada na praia de Copacabana e para o Museu do Amanhã. O tempo ainda permanecia chuvoso e bem nublado.

A felicidade estampada clareava cada passo destes idosos na Cidade Maravilhosa. Pelo caminho, todos estavam atentos à cada descrição que era feita sobre Ipanema, Aterro do Flamengo…

Na primeira parada, Praia de Copacabana, com tantas histórias contadas por artistas famosos, a praia era só deles.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

O Sr. Antônio se emociona e diz:

– Vista mais linda este lugar que me trouxeram…

A Sra. Ana nos conta, muito emocionada, que a última vez em que esteve em uma praia em São Paulo ela tinha 16 anos. Suspira e se encanta. Sr. Valter, um carioca da gema, hoje morando em São Paulo, relembra de sua infância e de ter jogado muita bola nas areias daquela praia.

A grande maioria preferiu permanecer no calçadão, e mesmo com a dificuldade da mobilidade urbana muitos pisaram na areia, experimentando uma sensação única. Outros foram até o mar e puderam realizar mais um sonho.

Saímos da praia em busca de mais novidades. Seguimos para o Museu do Amanhã. Algumas dificuldades se apresentaram, como o acesso ao transporte e a locomoção dos idosos, mas continuavam se deslumbrando a cada passo.

Ao entrar no Museu do Amanhã, a Sra. Maria, professora aposentada, encanta-se e comenta o quanto é impressionante o globo gigante girando e mostrando todos os continentes e países, a apresentação em tela da vida passada, como nasceu a vida humana, o presente e futuro. Tantas novidades e tecnologias, cultura e aprendizado.

Ao término da visita, a Sra. Elisa nos relata:

– Mesmo que eu conte para meus amigos que não vierem, nunca saberão o que é esta maravilha…

Almoçamos, mas já era hora de voltar. Um dia é pouco, mas para muitos é o suficiente.

Com o intuito de promover inclusão e o bem estar social de pessoas idosas, este projeto proporciona um momento de lazer, interação entre os participantes, promoção da cultura e do bem-estar. Em muitos momentos os idosos, bastante emocionados, faziam relatos de sua vida, viagens e como estava sendo este momento em para eles.

Para os idosos e os voluntários que vivenciaram este dia não dá para traduzir o significado que foi o passeio, mas as fotos e vídeos tentam mostrar a grande satisfação e a sensação de felicidade e bem-estar de quem participou deste passeio inesquecível.

Unibes

A Unibes, fundada em 1915, foi criada a partir da fusão de diversos grupos e organizações que atuavam nas áreas de assistência social junto à comunidade judaica, com o propósito de ajudar os milhares de imigrantes que chegavam no Brasil como decorrência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, anos mais tarde, da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A integração dessas entidades foi uma solução para otimizar esforços e melhor gerir os recursos financeiros. Hoje, mais de 100 anos depois, a Unibes mantém preservados os princípios e valores dessas entidades, fundamentados na justiça social, e orgulha-se de ser uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor, reconhecida nos setores público e privado por sua credibilidade, eficiência e transparência.

O público atendido pela Unibes é formado por crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Hoje, mais de 15 mil pessoas são atendidas pela Instituição que tem como propósito ajudar essas pessoas a transformarem a sua própria história de vida. Este trabalho tem o objetivo fornecer educação de qualidade, capacitar para o trabalho, desenvolver a autonomia individual e disseminar o interesse pela cultura, além de promover cuidados com a saúde, resgate da autoestima e qualidade de vida.

Serviço
UNIBES – Sede Administrativa
Rua Rodolfo Miranda, 287 – Bom Retiro
01121-010 – São Paulo SP
(11) 3123-7300
E-mail: [email protected].br

(*) Amanda Cristina Alves, Emily Zago Leal Carneiro Leão e Rodrigo dos Santos Machado são voluntários da Unibes que acompanharam os idosos ao Rio de Janeiro. Este texto contou com a colaboração de Rachel Katz.

 

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4271 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS