No endereço de número 54 da Rua Padre Graça, Parque Araxá, em Fortaleza, ainda moram importantes personagens do cinema mundial. Os cowboys Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), amigos inseparáveis, e Etta (Katharine Ross), namorada de Sundance que, depois de incansáveis fugas pararam neste endereço. Rick (Humphrey Bogart) e Isla Lund (Ingrid Bergman), também. E, desde 2010, ouvem em silêncio absoluto, no mesmo endereço, o piano de Elliot Carpenter, interpretado por Dooley Wilson, “As Time Goes By”, no Rick’s Café Américain, em Casablanca. Seu Vavá, também. Personagem desde que nasceu, quando a pedido do pai, foi batizado com o nome de Getúlio Vargas. E hoje, aos 81 anos é Seu Vavá, proprietário do Cine Nazaré, na Rua Padre Graça, 54.
Alcides Freire Melo, texto e fotos
primeiro personagem que interpretou na vida, continua Seu Vavá, que chora e faz chorar, quando fala da atriz mais importante de sua vida, sua mulher, Maria Carneiro de Araújo.
Agora refletem o brilho da lâmpada fluorescente que faz de conta ser abajur e, viram estrelas brilhantes projetando dor e saudades da esposa, nos tempos em que Maria ficava na bilheteria. É a magia do homem, do cinema, que usava a moviola para cortar as imagens, durante os anos da ditadura militar, como cenas de sexo ou de argumentos políticos esquerdistas e
subversivos. Hoje, Seu Vavá usa a velha moviola para cortar o tempo, aproximar o passado do presente e fazer recortes nas histórias doídas e voltar a sorrir.
Na oficina que fica ao lado do cinema, Seu Vavá, de mãos ainda habilidosas, conserta ventiladores, aparelhos de som e ferros elétricos. Também já foi “ator” no filme “O Cangaceiro”, de Lima Barreto. Na verdade, foi só a mão para rodar a manivela do projetor de filmes mudos.
O portão de ferro, com o cartaz escrito a mão, anunciando Branca de Neve para as 17 horas, um dia do número 54, da Rua Padre Graça, se fecha e Seu Expedito, aos 81 anos, vira o solitário ator Vavá, diretor de sonhos e inventor de uma porção mágica, para fazer voltar a ter vida o Cine Nazaré.