Ao se viver muitos anos é possível nos depararmos com algumas situações de perda de memória. Ao menos essa é a maior reclamação das pessoas acima de 60 anos, causando muita insatisfação e desconforto. Mas o avanço da idade, segundo a psicóloga Teresa Martinez Rodriguez, nos leva ao passado e com isso a necessidade de considerar o sentido da nossa vida.
Ambos os guias foram elaborados por Teresa Martinez Rodriguez, psicóloga da Unidad de recursos de personas mayores de la Consejería de Bienestar Social y Vivienda del Gobierno del Principado de Asturias, Espanha. Segundo ela, os guias tem como objetivo ajudar a melhorar a memória a fim de que possamos nos manter conectados com o mundo e validar o nosso passado para enfrentar com confiança e paz o futuro.
Com este novo trabalho, Teresa Martinez Rodriguez dá ao conjunto de profissionais que trabalham com intervenção gerontológica uma nova ferramenta que permite avançar na busca de uma verdadeira assistência centrada na pessoa. Os guias incorporam duas visões complementares sobre a intervenção: a formação cognitiva e revisão vital a partir da evocação de memórias pessoais e emoções positivas associadas a ela. Duas propostas de intervenção que se complementam e enriquecem.
A psicóloga Teresa Martinez Rodriguez é docente em diversas universidades espanholas e colaboradora na área gerontológica em diversas instituições acadêmicas hisponaamericanas via o IMSERSO. Ela é membro do Comité Consultivo Científico internacional do Grupo Interdisciplinar Iberoamericano de Gerontología (GIIG). Além de autora da obra Centros de atención diurna para personas mayores. Atención a las situaciones de fragilidad y dependencia.
Para maiores informações sobre os guias, basta clicar no link a seguir: Aqui