São Paulo ganha mais um Centro-dia municipal - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

São Paulo ganha mais um Centro-dia municipal

O Centro Dia para Idosos Lar Santo Alberto, recém inaugurado, funciona no Centro de Convivência Integrado Odyra Ferreira Moreira na zona norte de São Paulo e é gerido pela ASA – Associação Santo Agostinho. É o mais recente equipamento urbano dessa natureza apoiado pela Prefeitura de São Paulo, beneficiando atualmente 30 idosos encaminhados pelo CREAS.

 

 

O Centro Dia Lar Santo Alberto, que funciona no Centro de Convivência Integrado Odyra Ferreira Moreira, é o mais recente equipamento urbano dessa natureza apoiado pela Prefeitura de São Paulo. Trata-se de uma das unidades de atendimento administradas pela ASA – Associação Santo Agostinho. A gestão do espaço envolve os membros do Conselho de Administração da ASA, a superintendente executiva, Celia Tilkian, e a gerente de serviço, Sandra Leme da Costa.

O convênio foi assinado no dia 29 de junho último pela secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, que esteve no Centro Dia para a abertura deste novo serviço da ASA, possível após um estudo profundo sobre a sustentabilidade do antigo Lar Santo Alberto, realizado em 2015, levando o Conselho de Administração da ASA a alterar a forma de atendimento a idosos com vulnerabilidade social, e passando de residência para um modelo de Centro Dia.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

O Centro Dia Lar Santo Alberto tem capacidade para atender, em período de 12 horas até 60 idosos (atualmente atende 30 idosos), acima de 60 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social e pessoal, oferecendo atividades multidisciplinares, incluindo oficinas de leitura, arteterapia, ginástica e dança, artesanato, música e sessões de fisioterapia. Atividades já em andamento que beneficiam os idosos encaminhados pela Prefeitura.

Como todos os centros-dia conveniados com a Prefeitura de São Paulo, o Lar Santo Alberto oferece atividades lúdicas com foco na sociabilização, na valorização dos talentos individuais e no bem-estar de todos. Os idosos contam com sessões de terapia ocupacional, além de saídas externas e convívio com a comunidade. Dessa forma, o centro-dia trabalha para que todas as fragilidades sejam minimizadas, a fim de proporcionar qualidade de vida aos atendidos.

Atualmente, entre funcionários e voluntários, o Centro-dia Lar Santo Alberto conta com cerca de 30 profissionais multidisciplinares, entre fisioterapeutas, nutricionistas, oficineiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistente social, enfermeira e outros.

Serviço

Vale lembrar que o processo de inscrição e encaminhamento ao Centro Dia Lar Santo Alberto (assim como todos os demais centros-dia municipais), se dá por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). No caso do Centro-dia Lar Santo Alberto, o encaminhamento só será realizado pelo CREAS do território de Santana, Mandaqui e Tucuruvi. No processo de seleção, há critérios de admissão e outras avaliações, ambos desenvolvidos pelo CREAS.

O Centro-dia Lar Santo Alberto funciona no Centro de Convivência Integrado Odyra Ferreira Moreira, localizado à rua Prof. Dorival Dias Minhoto, 231, Lausane Paulista /Santana. Tel: (11) 2236-1418 / (11) 97625-6281. Para saber mais acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile