A cidade de Puebla, México, acolheu vários pesquisadores de diversos países, representantes da Rede Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip), que se reencontraram no V Congresso para discutir a cultura do envelhecimento. O evento, que ocorre a cada dois anos, contou com aproximadamente 800 participantes, na maioria estudantes e profissionais que lidam com o segmento idoso.
Beltrina Côrte
Foram dois dias de intenso trabalho em um clima cheio de afetos e desejos de fazer da Redip uma grande difusora de conhecimentos sobre os aspectos psicogerontológicos e longevidade como também de saberes das nossas populações. O resultado disso foi o desenho de um site, sob a responsabilidade executiva do Centro Mexicano Universitário de Ciências e Humanidades (CMUCH), instituição anfitriã do V Congresso Iberoamericano de Psicogerontologia, coordenado por Fernando Quintanar Olguín e Marco Antonio Cubillo León.
Entre os objetivos da Redip constam: criar, operacionalizar e manter um espaço teórico-científico que produza conhecimento e ações dirigidas à etapa da velhice, baseadas nas suas populações e realidades.
Além da PUC-SP, fazem parte da REDIP – até o momento – a Universidad de la Republica (Uruguai), Universidad Maimonides (Argentina), Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (Cuba), Universidad Politecnica Salesiana (Equador), Universidad Católica Boliviana San Pablo (Bolívia), Centro Mexicano Universitário de Ciencias e Humanidades (México), Comunidad Aymaras Urbanos de Pampajasi (Bolívia) e Pontifícia Universidad Católica de Chile (Chile). Outras instituições fizeram petições para ingressar na rede, entre elas a Universidad de Buenos Aires e a Universidad Nacional de Mar del Plata, ambas da Argentina, e Universidad Metropolitana, da Venezuela.
Junto ao V Congresso Iberoamericano de Psicogerontologia, ocorreu também o I Congresso Nacional de Gerontologia Social e a Primeira Bienal de Arte CMUCH, que reuniu vários artistas iberoamericanos com suas obras que, desde diversas perspectivas, analisaram a complexidade do envelhecimento humano.
Agradecimento ao CMUCH e equipe
Foi consenso entre todos os representantes da Redip o acolhimento dos responsáveis e toda a equipe do Centro Mexicano Universitário de Ciencias e Humanidades (CMUCH), instituição que sediou o V Congresso. Ressaltamos os afetos, organização e cuidado que tiveram com todos os membros da Redip, e manifestamos nosso grande agradecimento a Alejandro Gullermo Martinez Casillas, Teresita del Niño Jesús Ramírez Renero, Francisco Fernández Rodríguez, Rosa Martha Guillén Apreza, Flor de Guadalupe Garduño Estrada. Agradecimento especial a Marco Antonio Cubillo León e Fernando Quintanar Olguín que fizeram acontecer o evento de forma impecável, e aos “guias” Let e seu marido que nos apresentaram a beleza do centro de Puebla.