O Centro Internacional da Longevidade do Reino Unido (ILC-UK) e Age UK publicou recentemente um novo relatório intitulado Community Matters:
O relatório, em inglês, afirma que tanto os políticos quanto os governantes/gestores devem trabalhar para assegurar que as comunidades sejam de fato lugares de inclusão social ao longo da vida e não apenas para atender às necessidades básicas do envelhecimento da população.
A importância da comunidade como suporte social também é realçada no relatório ao argumentar que as comunidades devem ser lugares de diversão para todos. O suporte se estenderia a oferecer acessibilidade para caminhadas e ciclismo em idade avançada, bem como garantir a construção de casas acessíveis e adaptáveis a uma sociedade envelhecida. Além, é claro, de equipamentos urbanos dirigidos à população que envelhece.
O relatório explora o conceito de cidade amiga do idoso proposto pela Organização Mundial de Saúde há mais de 10 anos. O relatório apresenta um plano de ação de 10 pontos para as Autoridades Locais, que inclui, entre outras coisas:
1) Oferecer espaço livre a fim de permitir que as pessoas se encontrem para conversar e aproveitar a vida.
2) Incentivar instalações sanitárias como um recurso público.
3) Construir projetos de vizinhança em que as diferentes gerações possam trabalhar juntas.
Leia o relatório completo, clicando Aqui.