Dos 8 programas de mestrado em Gerontologia existentes no país e reconhecidos pela Capes, apenas o da PUC-São Paulo tem como área de concentração a Gerontologia Social, porque sua vocação tem sido desde 1998 lidar com dados qualitativos. Em outras palavras, retratar como as pessoas envelhecem, qual o impacto do envelhecimento populacional na sociedade e como esta reflete na qualidade de vida dos indivíduos que envelhecem.
Dos 8 programas de mestrado em Gerontologia existentes no país e reconhecidos pela Capes, apenas o da PUC-São Paulo tem como área de concentração a Gerontologia Social, porque sua vocação tem sido desde 1998 lidar com dados como esses. Em outras palavras, retratar como as pessoas envelhecem, qual o impacto do envelhecimento populacional na sociedade e como este reflete na qualidade de vida dos indivíduos.
Do relatório saíram várias matérias em que quase todas traziam os melhores países dos 96 analisados, correspondendo a 91% da população mundial com 60 ou mais anos para se viver a partir dos 60 anos. Como melhor, a Noruega; e como pior, o Afeganistão. O Brasil aparece em 58º lugar, atrás de muitos outros países da América Latina como Chile, Uruguai, Panamá, Costa Rica, México e Argentina.
O relatório expressa que o envelhecimento populacional vem sendo um “divisor de águas” entre os países ricos e os pobres, fazendo com que a desigualdade social seja tema de debate econômico no mundo todo.
Quais foram os indicadores utilizados na pesquisa?
O Global AgeWatch Index 2014 utilizou 13 indicadores em quatro categorias principais: renda, saúde, educação e emprego, porque definem um ambiente ideal, em que as pessoas com 60+ possam viver de forma segura e independente. Dessas categorias, a estabilidade de rendimento foi privilegiada, mostrando que a situação é melhor em países com um sistema de previdência social público, como o nosso. Nesse item, o Brasil ficou em 14o. lugar.
Ante esses dados e da importância de se estudar o impacto do envelhecimento populacional na sociedade e o impacto desta no indivíduo que envelhece, que tal ir se preparando para compreender todos esses dados e situações pelas quais passaremos, tendo uma melhor qualificação no mercado de trabalho?
O mestrado em Gerontologia da PUC-SP está com inscrições abertas, não perca esta oportunidade. Nós, do Portal do Envelhecimento, sabemos a diferença que ele faz na vida daquele que atua na área.
Inscrições abertas
O processo seletivo para o mestrado está com inscrições abertas até o dia 24 de outubro. O Programa conta com bolsas de estudos CAPES, distribuídas segundo critérios pré-estabelecidos que orientam a classificação de projetos concorrentes em edital.
Informações
Maiores informações na secretaria do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia – PUCSP, Sala 4E-18 – 4º andar. Email: geronto@pucsp.br. Site: Disponível Aqui. Fan page: Aqui