Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Pesquisadores descobrem mecanismo de progressão da Doença de Alzheimer

Quando a questão da preservação da existência passa a ser o binômio saúde-doença, qualquer alternativa, possibilidade, arranjo concreto ou até mágico é considerado, principalmente quando os anos passam e não somos mais aqueles jovenzinhos de bochechas vermelhas com todo ímpeto para ultrapassar limites e virar, da noite para o dia, o super-homem das histórias em quadrinhos ou o destemido e charmoso 007 hollywoodiano.


A ficção pode nos transformar em heróis, aqueles sequer imaginados, mas a realidade da passagem do tempo nos escraviza neste viver mais e cada vez mais. Nada mais é suficiente. Se existe a possibilidade de minutos, horas, dias, por que não? Para isso pagamos um preço.

Sobre o conceito saúde-doença, René Leriche (1936), cirurgião, professor do Collège de France, e autor de diversos livros e artigos, dentre os quais um verbete sobre saúde e doença destinado à Encyclopédie Française é citado pelo médico francês George Canguilhem (1990: 67) em sua obra “O Normal e o Patológico” nas frases: “A saúde é a vida no silêncio dos órgãos” e “a doença é aquilo que perturba os homens no exercício normal de sua vida e em suas ocupações e, sobretudo, aquilo que os faz sofrer”.

Doenças silenciosas que nos fazem sofrer e, ao mesmo tempo, morrer em vida. Um paradoxo, até o momento, sem solução. Infelizmente algumas dessas doenças brigam com os ponteiros do relógio. Falamos das demências e especificamente da Doença de Alzheimer.

O Globo News Saúde de 04 de setembro de 2012 – matéria de Jorge Pontual – destrinchou os meandros da doença, comentou pesquisas recentes e consequentemente acenou, através da ciência e hábitos de vida, algumas possibilidades de se enfrentar um tipo de “mal” que nos leva a um “silêncio” estranho, irônico e irreversível.

O Alzheimer é a forma mais comum de demência. É uma doença progressiva que afeta ou destrói neurônios comprometendo a memória e outras funções cerebrais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, atualmente cerca de 24 milhões de pessoas convivem com a doença em todo mundo. A expectativa é que este número chegue a 80 milhões em 2040, um crescimento que os especialistas atribuem ao envelhecimento da população.

A médica explica que faz parte da equipe do centro de medicina da Universidade de Columbia que estuda a doença há 20 anos. Ela diz que houve muitos progressos nesse período, mas que ainda existem obstáculos a serem superados:

Enfrentar a doença com hábitos de vida: atividade física, uma ação intelectual e evitar a privação sensorial ou a depressão. Se você imaginar que existe além da Doença de Alzheimer, uma outra condição, a Doença Vascular que causa a demência, tratar o coração significa prevenir a doença, as condições cardiovasculares, isso é mandatório. Hipertensão arterial, gordura abdominal, tem gente mostrando a relação da Doença de Alzheimer com a adiponectina que é um hormônio liberado pelas células gordurosas (…).

Assim conclui-se que manter uma vida saudável que compreenda a prática de atividade física e intelectual regulares, estar de bem com a vida que se leva, tanto socialmente quanto espiritualmente, podem ser fatores determinantes para a prevenção das demências. Pode parecer muito, mas tudo na vida é hábito, como diz o próprio Dr. Sergio “com prazer”.

Mas se você é adepto as famosas dicas, o Dr. Wilson Rondó – Medicina Ortomolecular e Nutrologia – poderá ajudá-lo nesse percurso com as “Sete dicas para fugir do Alzheimer”: disponível Aqui

Como as possibilidades quase nunca se esgotam, sugerimos 3 belos filmes que através de seus personagens e histórias, quem sabe, a arte, poderá clarificar e desmistificar a Doença de Alzheimer.

Longe Dela (2006, Canadá)

Trailer: Disponível Aqui

Poesia (2010, Coréia do Sul)

Trailer: Disponível Aqui

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

O Filho da Noiva (2001, Argentina)

Trailer: Disponível Aqui

Referências

CAMPANELLA, J.J. (2001). O Filho da Noiva [DVD]. Barueri: Europa Filmes.

CANGUILHEM, G. (1990). O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária,1990.

CHANG-DONG, L. (2010). Poesia [DVD]. São Paulo: Imovision.

POLLEY, S. (Diretor). (2006). Longe Dela [DVD]. Rio de Janeiro: MovieMobz.

VÍDEO (2012). Novas pesquisas trazem novidades do Mal de Alzheimer. Disponível Aqui. Acesso em 25/12/2012.

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile