Nos últimos tempos a mídia vem noticiando uma série de iniciativas contra a violência à pessoa idosa, atualmente uma questão de saúde pública que, pela complexidade, exige uma abordagem interdisciplinar na formulação de políticas públicas integradas. Um exemplo destas iniciativas é o “PAIR: Programa de Atenção ao Idoso em situação de Risco pessoal e social para acidentes e violências”.
A publicação diz ainda que, no mundo, a violência sofrida pelo idoso é generalizada e pior, não notificada. Mas a dificuldade em se reconhecer este tipo de violência não pode ser ignorada, investigação e ações interventivas são fundamentais, pois só assim passa-se a ter conhecimento de um outro tipo de violência, aquela que é velada, mascarada.
Uma equipe interdisciplinar tem papel importante na identificação das diversas formas de violência, como a psicológica, moral, sexual, social, institucional, estrutural e as que resultam de atos de omissão e negligência. Programas de orientação e apoio ao cuidador, um novo personagem neste cenário, fazem parte também da prevenção das diversas formas de violência, principalmente a negligência e violência doméstica.
Integra Aqui