O que sua versão idosa diria para a versão jovem? - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

O que sua versão idosa diria para a versão jovem?

A pergunta faz parte de campanha com mensagens positivas sobre a integração entre diferentes idades, celebrando as relações entre a pessoa idosa e a jovem.


O que sua versão idosa diria para a versão jovem? Essa foi a pergunta da atriz Isabelle Drummond, 28 anos, feita a Luci Barros, 78, Maria Cecilia Carneiro, 93, e Raul Nechar, 84 anos. As respostas estão no vídeo “Cora entre Gerações”, que foi ao ar no Dia Internacional da Juventude, comemorado no último dia 12 de agosto, destacando a importância das parcerias intergeracionais e evidenciando a necessidade de que todas as idades unam forças para construir um mundo melhor para todos e todas.

A pergunta fez com que Luci, Maria Cecilia e Raul recordassem de suas trajetórias de vida, trazendo percepções sobre família e trabalho. E, você, o que responderia? Já imaginou como será sua própria vida na velhice?

As respostas fazem parte da campanha “Cora entre Gerações”, do Cora Residencial Senior, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) criada em 2015, que celebra a importância das relações entre pessoas de diferentes faixas etárias e o fortalecimento desses vínculos, favorecendo a desconstrução de estereótipos negativos ligados ao envelhecimento. 

O vídeo, primeira iniciativa da campanha, conta com a participação da atriz Isabelle Drummond, em uma parceria de produção de conteúdo em que ela enaltece o convívio com pessoas idosas e desperta a reflexão sobre o envelhecer a partir de um bate-papo com os três (Luci, Maria Cecilia e Raul), residentes do Cora.

Para Veridiana Chaves, diretora de Marketing da Cora Residencial Senior, “desenvolver uma campanha que conectasse diferentes gerações e despertasse o olhar, também dos jovens, para essa etapa madura da vida era um desejo nosso. Ao sabermos que a Isabelle possuía fortes laços afetivos com pessoas idosas, entendemos como uma oportunidade muito interessante para abordar essas relações e ajudar a desconstruir estigmas e preconceitos ligados ao envelhecimento”. 

A campanha foi lançada em uma live no Instagram, em que a atriz contou como foi conversar com os residentes e refletir sobre o envelhecimento e a importância das relações intergeracionais. Isabelle Drummond, além de atriz, é empreendedora, influenciadora digital e, também, se dedica à filantropia por meio da idealização da ONG Casa 197, voltada a projetos sociais que têm a população idosa como um dos grupos beneficiados. 

De acordo com Isabelle Drummond, o convívio com idosos traz inspiração e sabedoria à sua vida, uma relação que tem motivado pensamentos ligados à longevidade. Segundo ela, “sempre fui uma pessoa que gostei de caminhar com pessoas mais velhas do que eu. É algo que me traz muito aprendizado e acho a experiência enriquecedora”. 

Segundo Veridiana Chaves, a parceria com a atriz para a campanha promove um impacto positivo na valorização das pessoas idosas, reconhecendo a sua sabedoria adquirida pelos aprendizados e experiências vividas. Segundo ela, “assim como os jovens podem adquirir experiências dessa relação, os idosos têm muito a aprender com esse público”.

Campanha
A campanha “Cora entre Gerações” visa fortalecer as relações entre profissionais – colaboradores de diferentes idades – e os idosos residentes, possibilitando que eles descubram outra forma de conexão e vínculo, além do eixo de cuidado que faz parte da realidade diária da instituição de longa permanência.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

“Cora entre Gerações” foi iniciada no mês de agosto e contará com ações até outubro, mês em que se celebra o Dia Internacional do Idoso. A campanha está sendo exibida nas redes sociais da Cora (FacebookInstagram e YouTube) e de Isabelle Drummond (Instagram).

Isabelle Drummond

De acordo com Veridiana Chaves, “a intergeracionalidade está presente na rotina do residencial, mas queremos ampliá-la. Por meio de encontros, vamos promover um projeto específico, possibilitando que os participantes concordem, discordem, cheguem em consenso e construam juntos algo novo, especial”. Ela destaca ainda que pesquisas apontam a importância do diálogo entre diferentes idades. Ou seja, o diálogo é primordial para a construção de uma sociedade mais respeitosa e tolerante.

Fotos: Arquivo Cora


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/oficina-de-narrativas/
Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile