São raras as publicações voltadas para um dos maiores desafios da atualidade brasileira: a aposentadoria e suas consequências. É o caso do livro “Propostas multidisciplinares para o bem estar na aposentadoria”, organizado por Lucia França e Daizy Stepansky, e editado pela Quartet com apoio da FAPERJ.
Lucia França e Daizy *
Por que pensar a aposentadoria? Para muitos, a aposentadoria é vista como etapa final de uma trajetória profissional.
Este olhar exclui compulsoriamente o aposentado do mundo produtivo. Mas pensar a aposentadoria pode ser analisar simultaneamente a vida sob os prismas físico, psicológico, sociológico, antropológico e econômico cultural. A presente coletânea não é uma resenha sobre os fenômenos atinentes à existência cada vez mais numerosa dos idosos: é, mais precisamente, uma leitura qualitativa dos dados sobre a variedade de momentos de vida e estilos de comportamento do aposentado com respeito à família, à saúde, à participação social, ao lazer, ao trabalho e à comunidade.
Este livro, composto por doze capítulos, com a participação de 19 autores, renomados por sua atuação na área, pretende na sua abrangência multidisciplinar, evidenciar um conceito – o de que o período de vida sucessivo à aposentadoria pode ser estimulante, desde que se esteja preparado para vivê-lo de modo ativo e positivo. Os autores dos textos deixam claro a convicção de que é possível um envelhecimento ativo e que o aposentado pode ingressar em outra dimensão ocupacional, participando criativamente da vida social, cultural e política.
É esta realidade que os formuladores de políticas de trabalho, saúde, previdenciária e social precisam encarar. Pois interessa a todos valorizar o grande potencial de recursos que os aposentados, com sua experiência e disponibilidade, podem oferecer às gerações que se seguem e à sociedade. Este livro pretende atingir a um público de estudiosos de diversas áreas de formação profissional, bem como de gestores que atuam na área de Recursos Humanos, Saúde, Qualidade de Vida, e Seguridade das organizações públicas e privadas, que desenvolvam ou atuam na assistência e nos programas voltados para os trabalhadores mais velhos e/ou aposentados.
O apoio da FAPERJ foi fundamental para a publicação deste livro, que em breve se constituirá em uma das maiores referencias nesta área. O prefácio é do Dr. Alexandre Kalache