Negociando os cuidados familiares geracionais - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Negociando os cuidados familiares geracionais

Em casos de mediações familiares geracionais chegam conflitos familiares com dificuldades na comunicação, na convivência e na organização de cuidados.

Alessandra Negrão Elias Martins (*)


Negociamos o tempo todo na vida e nas diversas relações cotidianas. Exemplos não faltam: no desenvolvimento do trabalho, na relação familiar; no convívio social, na organização do tempo, no exercício do autocuidado, no cuidado familiar, no cuidado coletivo, entre inúmeros outros exemplos nos quais são necessárias as escolhas de diversas alternativas para as tomadas de decisões.

A negociação é o meio elementar para a busca do consenso. Além de método autocompositivo autônomo, integra o desenvolvimento de outros métodos, como na mediação de conflitos voltada ao cuidado da comunicação, em que há a presença de um terceiro facilitador do diálogo para que os mediandos cheguem, voluntariamente, por si mesmos, em possíveis soluções.

Em casos de mediações familiares geracionais chegam conflitos familiares com dificuldades na comunicação, na convivência e na organização de cuidados. Quando a mediação avança em busca de alternativas dentre as ferramentas utilizadas estão os princípios de negociação integrativa (FISHER, URY, PATTON, 2005) que visa buscar resultados voltados ao problema comum, aos principais interesses, com ampliações de opções e com critérios de realidade.

Os conflitos domésticos relacionados aos familiares idosos, em geral, são voltados para contemplações dos direitos fundamentais direcionados para a proteção da autonomia e/ou dos cuidados da pessoa idosa (quando necessários), em como estas negociações podem fluir da melhor forma possível de forma colaborativa e coconstruída pelo sistema familiar.

Com o incremento do envelhecimento populacional, os conflitos familiares tendem a ser cada vez mais frequentes. Por isso, a fim de capacitar familiares e profissionais com ferramentas de mediação, estarei ministrando pelo Espaço Longeviver um curso online chamado “Ferramentas de Negociação Para a Mediação Familiar.

Trata-se de um curso introdutório dos principais princípios e técnicas da negociação utilizadas nas práticas das mediações familiares em contextos dos direitos da pessoa idosa. Como alicerces para o mediador de conflitos, ferramentas para profissionais multidisciplinares e para familiares que vivenciam conflitos.

O curso propõe o estudo de diversas ferramentas utilizadas em negociações como contribuições para a melhora da comunicação, das relações e dos cuidados familiares geracionais. Entre o conteúdo programático, trabalharemos a Mediação de conflitos; Posições, Interesses, Necessidades e Valores; Tipos e Ferramentas de Negociação; Mediação Familiar Geracional – direitos, princípios e especificidades; Negociações de Interesses e de Cuidados; Fase de construção da agenda e encerramento do processo; Estudo de Casos Práticos de Mediações Familiares em contextos da pessoa idosa e contribuições da equipe reflexiva.

Trata-se de um curso que pode colaborar para soluções e prevenções aos conflitos, diálogos, cuidados familiares e conexões com rede de suporte social para efetivar os direitos da pessoa idosa.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Referências
FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões. Trad. Vera Ribeiro e Ana Luiza Borges, 2ª ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

Serviço
Curso Online: Ferramentas de Negociação Para a Mediação Familiar
Quartas-feiras: 09/03 | 16/03 | 23/03 | 30/03 e 06/04
Horário: 19h00 às 21h30
Carga horária: 12,5 horas
Descontos:
20% para estudantes, alunos e ex-alunos do Fragilidades na Velhice, e para ex-alunos de cursos do Espaço Longeviver. Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para o e-mail cursos@portaldoenvelhecimento.com.br especificando seu caso.

(*) Advogada Colaborativa, Mestre em Gerontologia Social (PUC/SP), Especialista em Direito Civil e Processual Civil (Escola Paulista de Direito), Mediadora Judicial e Extrajudicial com formações no Modelo Transformativo e Familiar Interdisciplinar. Docente e Palestrante em Mediação de Conflitos, Direitos da Pessoa Idosa e Direitos da Pessoa com Deficiência. Autora do Livro: Mediação Familiar Para Idosos em Situação de Risco, Ed. Blucher. Coautora do Livro: Procedimentos em Mediação Familiar, Ed. Imprensa Livre: 2017. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Direito, Cidade e Envelhecimento do Departamento de Gerontologia/UFSCar, Sócia fundadora do Mediando Gerações. E-mail: alenemartins@gmail.com

Foto destaque de Pavel Danilyuk/Pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/co-negociacao-mediacao-familiar/

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile