Na escolha do exercício para manter a forma, leve em consideração o nível de prazer! - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Na escolha do exercício para manter a forma, leve em consideração o nível de prazer!

idoso corre na rua

Cada exercício tem o seu potencial para ajudar o praticante, dependendo do seu estado de saúde.


Por Izabel Leão (*)

A coluna Corpo e Movimento do Jornal da USP trata da melhor atividade física para a melhora da saúde, sempre levando em conta a obtenção de resultados no que diz respeito a fatores como emagrecimento ou estética corporal. De acordo com o professor José Carlos Farah, não existe o melhor exercício ou a atividade física ideal. “As várias atividades físicas que podemos realizar, na verdade, se complementam.

Há grande variedade de modalidades para a prática da atividade física e cada uma delas beneficia os sistemas cardiorrespiratório e muscular de forma diferente, levando a resultados diversos, mas sempre com o mesmo objetivo, que é a melhora da saúde. Também depende do estado de saúde da pessoa que quer iniciar a prática. Se tem problemas de joelhos, deve evitar atividades de impacto, como caminhada e corrida, por exemplo”, cita o professor.

“A natação desenvolve bastante o sistema cardiorrespiratório, fortalece os músculos do tronco e braços, as pernas com menor intensidade, além do prazer de estar na água. A bicicleta desenvolve o sistema cardiovascular e é ótimo exercício para os músculos das pernas, o tronco e os braços, estes últimos mais como apoio. A corrida, além de exercitar panturrilhas e coxas, fortalece os ossos, ajudando a protegê-los contra a osteoporose. Como é uma atividade de alto impacto, devemos ter cuidado para evitar lesões.

Se você for iniciante, o recomendado é começar devagar e alternar entre caminhada e corrida. A caminhada, atividade mais leve do que a corrida e com menor impacto nas articulações, oferece os mesmos benefícios. O pilates e a ioga fortalecem principalmente o núcleo do corpo, que é toda a área entre as costas e o abdômen. Esses músculos são necessários para várias atividades do dia a dia.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Algumas posturas da ioga também fortalecem os músculos das pernas e da parte superior do corpo. O futebol é ótimo para os glúteos e as pernas; já o basquete aumenta a força e a velocidade, além de exercitar os ombros.

O tênis tonifica os braços, os ombros e o peito. Além disso, a prática de esportes ainda ajuda a queimar calorias, como um exercício aeróbico; mas, para saber qual o mais indicado, leve em consideração o nível de prazer que a atividade lhe proporciona e também quais são os objetivos principais a serem alcançados com a atividade física escolhida”, afirma José Carlos Farah.

Fonte: A coluna Corpo e Movimento, do Jornal da USP

Foto de Barbara Olsen/.pexels.


Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile