Depois de uma autêntica “fila do INSS” para atendimentos não agendados, disseram que não podiam fazer nada… Fica de olho no teu INSS.
Julio Wainer (*)
Você é aposentado? Está em vias de se aposentar? Pretende se aposentar um dia? Então escuta só esta história que está acontecendo comigo. Ontem (2/5) deveria receber minha pensão. Na conta, nada. Fui no aplicativo e lá constava que o valor, reajustado e com 13º, estava sendo pago no… Banco Mercantil em Cáceres (MT)!!! Nem tentei telefonar. Fui a uma agência do INSS. Em greve. Mas me redirecionaram para uma agência em funcionamento, no centro de São Paulo.
Depois de uma autêntica “fila do INSS” para atendimentos não agendados, a mocinha me disse que a agência de recebimento constava, de fato, contava o Banco Mercantil em Cáceres. Que não podiam fazer nada, que eu procurasse o meu banco. Então tá.
Fui ao Bradesco PRIME, pessoalmente (porque, aliás, nem atendem telefone ou whatsapp). A assistente da gerente (a gerente nunca está lá) disse que iria pesquisar, mas achava que não podia fazer nada, pois um banco “puxa” o pagamento para si. No caso, fraude, naturalmente. Mas iria pesquisar.
CONFIRA TAMBÉM:
Hoje a assistente me liga e diz que, de fato, não pode fazer nada, para eu procurar o INSS e o Banco Mercantil de Cáceres. E que está “puxando” de volta meu pagamento para a agência do Bradesco. Mas que pode demorar até 60 dias.
É com uma facilidade que um pagamento voa de um banco para outro, não? Viva a falta de burocracia! (??)
Ligar para o Mercantil? Ora, se nem a agência Bradesco PRIME, da qual sou cliente há 20 anos me atende ao telefone, o Mercantil-Cáceres me atenderia?
Pois é, não atende. Consegui o telefone, mas está inoperante.
No aplicativo não há NADA que se pareça com a denúncia de fraude, ou sequer um caminho seguro de registro da queixa. Mas lá percebo que alguém entrou no meu cadastro e o modificou à vontade. Isso é que é agilidade!
No chat, informações randômicas e uma mui genuína pesquisa de satisfação.
No fone 135 mandam aguardar 5 minutos…4… 4 minutos 3…3…2..2 minutos… “Por Favor, ligue novamente, todos nossos atendentes estão ocupados.”
Numa segunda tentativa, fui atendido. “Vítor” me diz que ele não pode fazer nada, para eu tentar mudar o envio do próximo pagamento pelo “Meu INSS”, pois o sistema está fora do ar.
E que deveria tentar meu ressarcimento indo ao PROCON.
Então tá. PROCON, ótima ideia.
Nem aplicativo, nem chat, nem telefone. PROCON neles.
No final da ligação pedem para que eu avalie o atendimento. O atendimento foi gentil? O atendente foi correto? O tempo foi razoável? O Vítor que me desculpe, mas não posso dar nota boa ao atendimento. Coitado, justo ele que não tem culpa no cartório.
Bom, então é isso: fica de olho no teu INSS.
Mas saiba que isso não vai adiantar nada.
Em tempo
Voltei e fui bem recebido no INSS (“fala com o Diogo” cochichou o guarda). Aparentemente a sangria foi estancada, precisa agora recuperar o perdido, e registrar o ocorrido nos bancos e na ouvidoria. Ainda tive o prazer de cobrar a moça do Bradesco: sou cliente há 20 anos, confiei minha aposentadoria a vocês e não sou avisado quando meu pagamento deixa de chegar??? Hoje, dia 5/6, parece que tudo está sob controle, e que não conseguiram sacar o dinheiro.
(*) Julio Wainer – Trabalha na empresa TVPUC-SP, PUC – SP e Academia Internacional de Cinema. Depoimento reproduzido do https://www.facebook.com/julio.wainer
Foto destaque: reprodução
Desfecho
Atualizado em 14/05/2022, às 12h36