No Brasil, a ocupação de cuidador de idosos ainda não é uma profissão regulamentada por lei federal, no entanto está cada vez mais próximo o momento em que essa ocupação será finalmente reconhecida como profissão, pois o envelhecimento crescente da população idosa no país faz com que haja uma grande demanda por cuidadores ao mesmo tempo em que surgem iniciativas políticas na luta em prol do envelhecimento, como no caso do Projeto de Lei 4702/12 que tramita na Câmara e que visa a regulamentação do exercício da profissão de cuidadores de idosos.
Alessandra Anselmi / Texto e Fotos
Em vista dessa necessidade, as instituições Envelhe-Ser, Associação Reciclázaro e CIP – Congregação Israelita Paulista contrataram o curso desenvolvido pelo OLHE e SUPPORT, mostrando, desta forma, a grande preocupação pelo aperfeiçoamento de cuidadores como uma forma também de valorização da pessoa idosa.
O curso
O curso de Formação de Cuidadores de Idosos tem carga horária de 100 horas, divididas em partes práticas e teóricas, com conteúdo dinâmico, lúdico e que contempla todas as informações pertinentes para a execução dessa função tão crescente hoje em dia no mercado que é o cuidador de idosos.
Entre os objetivos do curso estão a sensibilização, formação e atualização de cuidadores, transmitindo habilidades e valores focados na solidariedade humana e cidadania que possibilitam ao cuidador cuidar melhor de si, ampliando essa prática para a pessoa idosa.
Ao final do curso os alunos participam ainda de oito horas de Vivência Prática em duas instituições parceiras: A Mão Branca – Associação de Amparo aos Idosos e a ILPI CROPH – Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana do Canindé, ambas em São Paulo.
Durante a formatura da Turma Envelhe-Ser, a formanda Geovana Renata Santos da Silva (foto), disse emocionada: “adorei o curso. Foi uma experiência inesquecível. Sou auxiliar de enfermagem e já trabalhei com idosos mas nunca tinha feito curso de cuidador, então surgiu essa oportunidade e eu não pude perder. Gostei de todas as aulas, os professores são maravilhosos e para mim o que mais ficou registrado foi saber que o idoso deve ter autonomia e que é papel também do cuidador, incentivar a autonomia do idoso, esse conhecimento eu vou levar para o resto da vida”. Ao final do curso, Geovana foi contratada como cuidadora pela A Mão Branca – Associação de Amparo aos Idosos – uma das parceiras do OLHE para a realização da Vivência Prática.
Sobre a importância do Curso de Formação de Cuidadores de Idosos, Marília Berzins, coordenadora e professora do curso, disse: “O OLHE sente-se muito feliz por entregar ao mercado de trabalho mais 90 cuidadores de idosos formados. O nosso curso objetiva qualificar estes profissionais de acordo com as necessidades. Parte dos alunos já trabalhava na função e fizeram o curso para serem certificados. Outra parte fez o curso para entrar no mercado de trabalho e já estão empregados. Com a aprovação da Emenda Constitucional 72 / 2013 dos empregados domésticos, muitas dúvidas estão sendo levantadas. O nosso curso discutiu o assunto com as alunas e alunos e entende que a incorporação dos direitos é uma conquista, entretanto temos várias questões a serem resolvidas. O curso do OLHE é uma contribuição para a conquista dos direitos das pessoas idosas e dos cuidadores de idosos”.
Sobre o curso do OLHE
Para maiores informações sobre os cursos e para parcerias com o OLHE, entre em contato pelo telefone: 11-3266-5540 ou pelo e-mail: olheobservatorio@gmail.com