Incontinência urinária: Ainda é grande o tabu que cerca o assunto - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Incontinência urinária: Ainda é grande o tabu que cerca o assunto

Os números parecem exagerados. Apenas parecem. Na verdade, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de incontinência urinária. O assunto, em decorrência de constrangimentos, ainda permanece um tabu, apesar de gerar significativo impacto na vida de quem passa pelo problema. Normalmente, a pessoa que convive com dificuldades de controle da bexiga não procura ajuda, exatamente por causa do preconceito, o que pode agravar o problema. O distúrbio provoca ansiedade, irritação e preocupação. Não sem razão. E é mais frequente no sexo feminino, em qualquer idade. Isso acontece por causa da anatomia da mulher, pois o músculo que fecha o canal da urina é mais fraco. Os homens correm mais risco após a cirurgia de próstata.

Guilherme Salgado Rocha Foto: Divulgação 

 

Um dos exemplos de pessoas que têm o distúrbio é MDG, de 87 anos. Concordou em ser entrevistada, mas anonimamente.

Portal – A sra. tem 87 anos. Quando começou a usar as fraldas geriátricas?

– Isso aconteceu há três anos, ou seja, eu estava com 84 anos. Nunca tinha me acontecido algo parecido, foi realmente um impacto.

Portal – Com o uso, percebeu alguma mudança positiva?

– Sem dúvida, eu me senti bem mais segura. Fiquei tranquila em relação a alguma situação constrangedora. É muito desagradável tudo isso, porque ainda concorre para o meu problema o fato de ter Parkinson.

Portal – E ter a doença de Parkinson implica…

– Provoca mais mudanças. Normalmente eu não usava a fralda em casa. Mas como estou me movendo devagar, com mais cuidado, sou obrigada a fazer uso da fralda. Meu receio, caso não use, é não chegar a tempo ao banheiro.

Portal – A sra. tem alguma marca preferida?

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

– Uso as fraldas TENA. Tenho a impressão de que foi o médico quem me indicou esse produto.

Portal – E a sra. está satisfeita, tem correspondido ao que esperava? Ou seja, mais do que isso, o produto corresponde àquilo de que a sra. precisa?

– Desde que foi detectada a incontinência, uso a TENA. O que a torna perfeita ao que preciso é o fato de ter gel, e isso segura bem a urina, o gel a absorve. Além disso, há uma segunda vantagem. As fraldas vêm com uma sacolinha, o que facilita muito o transporte. Para as pessoas que têm incontinência tudo tem que ser levado em consideração. O detalhe da sacolinha é essencial.

Portal – Quantas fraldas usa mensalmente?

– Normalmente são 30 fraldas por mês. Mas não sei o que se gasta, pois é meu filho quem compra e me traz. Gostaria de completar a resposta anterior. A fralda com gel me permite, por exemplo, fazer uma das coisas que adoro, sem grandes preocupações: ver a minha novela.

Portal – Não perde parte nenhuma…

– Pois é. Sem a fralda, o que acontecia? Era obrigada a me levantar para ir ao banheiro. E perdia às vezes aquela parte importante, o diálogo esclarecedor, ou seja, me sentia frustrada por dois motivos: pela incontinência em si e por me privar de um prazer que adoro.

Portal – Além da novela, o que mais a sra. gosta de fazer?

– Considero-me uma pessoa muito sociável. Gosto muito de ler e receber visitas, nada de ficar isolada. E me dá muito prazer participar de eventos com as amigas. Trabalhei 49 anos na área de recursos humanos, o que nos faz ter contato permanente com o ser humano. Não quero por nada perder isso. E a fralda ajuda sobremaneira, é imprescindível.

Para saber mais sobre as fraldas, acesse: Aqui e Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile