Pode-se prolongar a duração da vida, mas não evitar a morte. Avanços médicos têm aumentado a esperança de vida ao nascer, mas a longevidade quase sempre se esbarra no teto de 115 anos. Vencer o envelhecimento é impossível.
Qualquer pessoa sabe que a morte é o destino inevitável de todo ser vivo. Todo nascimento termina em morte. Pode-se prolongar a duração da vida, mas não evitar a morte. Aliás, a morte é a renovação da vida.
Porém, o biogerontologista inglês, Aubrey de Grey, contesta esta verdade milenar. Para ele, o envelhecimento é uma doença que pode ser curada. De Gray afirma que, com o avanço da ciência e da tecnologia, em pouco tempo, qualquer pessoa que consiga evitar um acidente ou homicídio poderá viver, pelo menos, mil anos.
O cientista futurista
Todavia, a ideia do prolongamento indefinido da vida foi contestado em um artigo publicado na prestigiosa revista científica Nature (Dong, Milholland e Vijg, 05/10/2016). O estudo mostra que os avanços médicos têm aumentado a esperança de vida ao nascer, mas a longevidade quase sempre se esbarra no teto de 115 anos. Segundo os autores, para superar este limite seria preciso mudar toda a estrutura genética da espécie humana. Porém, o processo de envelhecimento é tão complexo que não seria possível mudar substancialmente as bases biológicas da constituição do ser humano.
Todavia, no plano teórico, a ciência deixava aberta a possibilidade da vida eterna, caso fosse possível encontrar uma maneira de fazer com que a seleção entre organismos fosse perfeita. Mas, biólogos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, asseguram ter demonstrado matematicamente que vencer o envelhecimento é impossível.
Os pesquisadores concluíram que o envelhecimento é uma “verdade incontroversa” e “uma propriedade intrínseca do ser multicelular”, pois, ou as células inativas se acumulam ou as células cancerosas se proliferam. Ou seja: não há como prolongar a vida indefinidamente. Enfim, o conhecimento repassado de geração em geração agora é comprovado pela ciência: “a imortalidade é matematicamente impossível”.
Referências
ALVES, JED. Seremos transumanos imortais? Colabora, RJ, 12/09/2017
https://projetocolabora.com.br/vida-sustentavel/seremos-transumanos-imortais/
Aubrey de Grey diz que podemos evitar envelhecer, TEDGlobal, july 2005
https://www.ted.com/talks/aubrey_de_grey_says_we_can_avoid_aging?language=pt-br
Paul Nelson and Joanna Masel. Intercellular competition and the inevitability of multicellular aging. PNAS 2017: 1618854114v1-201618854. October 30, 2017
https://www.pnas.org/content/early/2017/10/25/1618854114.full
Ray Kurzweil e Terry Grossman. A Medicina da Imortalidade, Aleph, 2006
https://www.buscape.com.br/a-medicina-da-imortalidade-2-ed-ray-kurzweil-8576570343
Xiao Dong, Brandon Milholland & Jan Vijg. Evidence for a limit to human lifespan, Nature, 05 October 2016 https://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature19793.html