Histórias: um policial e um mendigo; um papagaio e uma senhora - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Histórias: um policial e um mendigo; um papagaio e uma senhora

Para aqueles que acham que as pessoas não são mais capazes de um gesto de carinho e atenção, envolvidas nas suas próprias questões e ainda padecendo de um tipo de cegueira crônica, fica uma boa notícia: podemos sim, acreditar no gênero humano (e não só ele, vocês verão!). Belas histórias, quem não gosta de lê-las? Aquece o coração e nos invade de inúmeras possibilidades.

 

 

O website da UOL nos trouxe uma dessas belas histórias (verídica) sobre generosidade: “Em uma noite fria de novembro, na Times Square, em Nova York, o policial Lawrence DePrimo, 25, estava trabalhando em um posto de combate ao terrorismo quando encontrou um mendigo idoso descalço”.

Conta a matéria que “Os dois sumiram por alguns instantes e, quando voltaram, o policial segurava um par de botas novas nas mãos e se ajoelhou para ajudar o homem a colocá-las. O gesto de bondade teria passado despercebido se não fosse uma turista do Arizona, que fotografou a cena com um celular”.

Gestos como esse do policial são tão raros que “A foto foi enviada para a página do Departamento de Polícia de Nova York no Facebook, o que fez com que DePrimo se tornasse um herói da noite para o dia”.

DePrimo em entrevista ao ‘The New York Times’ disse: “O homem estava congelando e era possível ver as bolhas nos seus pés. Eu estava com dois pares de meias e ainda sentia frio”.

“Apoiando-se nos calcanhares, o homem caminhou lentamente pela avenida, ao lado do policial, que entrou em uma loja de calçados. O responsável pela loja naquela noite, Jose Cano, 28, disse que ficou surpreso com a atitude do policial e ofereceu seu desconto de funcionário para que o valor das botas caísse de US$ 100 para cerca de US$ 75”.

“Ele é o homem mais educado que conheci”, acrescentou o policial ao dizer que “o rosto do homem se iluminou ao ver as botas”.

Assim, a imagem do policial que se ajoelha para ajudar um mendigo descalço a se calçar se destacou. “Essa é definitivamente [a imagem] mais viral”, disse Barbara Chen, uma porta-voz do departamento, que ajuda a gerenciar a página no Facebook.

A foto foi tirada por Jennifer Foster, diretora de comunicação do escritório do xerife do condado de Pinal, no Arizona. Ela disse que, no momento em que viu a cena, lembrou-se de um dia em que, ainda menina, viu seu pai, um veterano de 32 anos da força de polícia de Phoenix, entregar um prato de comida a um mendigo. “Ele agachou-se, assim como esse oficial”, disse Foster.

Uma imagem, uma lembrança, um registro que permanece.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Papagaio “do bem”

Vivemos um tempo cruel, assolado de notícias sobre violência, desastres, ou seja, a própria radiografia do mal. Pensamos: de onde vem tanta maldade, o que o homem fez e faz a si mesmo? É por isso, que matérias como essa “Papagaio salva inglesa com distúrbio do sono” da BBC BRASIL nos faz acreditar novamente, ter esperanças e claro, sorrir com esse simpático papagaio “do bem”.

Em 2009, Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, foi diagnosticada com apneia obstrutiva do sono (AOS). Schafer explica que Dominic, seu papagaio-cinzento, pode imitar o seu ronco e acordá-la batendo as asas e mordendo seu ombro se perceber que ela parou de respirar.

Schafer conta que, no início, ficava envergonhada quando Dominic imitava seu ronco: “Mas desde que a minha doença começou a piorar, ele aprendeu a me acordar quando eu dormia em uma posição perigosa, ou quando eu parava simplesmente de respirar”, explicou.

“Ele se tornou realmente meu maior protetor”, acrescentou.

A apneia é causada por uma interrupção das vias respiratórias durante o sono e uma de suas consequências diretas é o ronco alto. Muito comum, a apneia do sono eleva a pressão sobre o coração e pode provocar sérios problemas cardíacos.

Michael Oko, otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono no Boston Pilgrim Hospital, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra, disse: “Uma a cada cinco pessoas que ronca sofre de apneia obstrutiva do sono que, sem não tratada, pode levar a problemas cardíacos significativos e não-oxigenação do cérebro”.

“Felizmente para alguns de nós que não podem recorrer a ajuda primordial de um papagaio talentoso, há tratamentos altamente eficientes e recomendados”, explicou.

Schafer possui agora um equipamento de oxigenação ao lado de sua cama, que a impede de parar de respirar enquanto dorme.

“Ao mesmo tempo que sou grata a Dominic por sempre estar alerta, certamente não sentirei falta das chamadas dos paramédicos ou dele fazendo graça do meu ronco”, afirmou.

Referências

UOL (2012). Policial de Nova York fica famoso após ser fotografado dando botas a mendigo. Disponível Aqui. Acesso em 01/12/2012.

BBC BRASIL (2012). Papagaio salva inglesa com distúrbio do sono. Disponível Aqui. Acesso em 15/12/2012.

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile