Pesquisa latino-americana quer saber os estereótipos voltados à pessoa idosa em estudantes de profissões da saúde. Participe!
A pesquisa “Estereótipos sobre a velhice em estudantes de profissões da saúde no contexto latino-americano”, que está em andamento na América Latina, tem como principal objetivo compreender como os estudantes universitários de cursos da área da saúde na América Latina veem o envelhecimento.
O público alvo da pesquisa são estudantes, com pelo menos 18 anos de idade, cursando os últimos anos de um dos seguintes cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Gerontologia, Biomedicina.
CONFIRA TAMBÉM:
Por que a pesquisa? Porque a forma como pensamos sobre a velhice pode impactar a saúde das pessoas idosas. Pesquisas nacionais e internacionais vêm mostrando o quanto estereótipos negativos sobre o envelhecimento podem ser prejudiciais. E essa realidade, infelizmente, também se manifesta na formação dos profissionais de saúde que cuidarão das pessoas idosas, hoje e no futuro.
A participação dos estudantes consiste em responder a um questionário online (veja abaixo o link) que não tomará muito tempo. O questionário não contém respostas certas ou erradas, boas ou ruins. São feitas perguntas sobre crenças gerais. Os estudantes devem informar idade, sexo, situação econômica da família e formação acadêmica, além do país de residência e nascimento. Nenhuma outra informação pessoal é solicitada.

O estudo é anônimo, portanto nem os pesquisadores nem qualquer outra pessoa poderão identificar ou acessar as respostas. Os pesquisadores serão os responsáveis pelo tratamento das informações, garantindo privacidade e segurança a todos os estudantes que responderem a pesquisa.
O Estudo conta com diversos pesquisadores latino-americanos. Entre os pesquisadores brasileiros, está Maria Elisa Gonzalez Manso (Centro Universitário São Camilo – São Paulo), Ruth Gelehrter da Costa Lopes (PUC-SP) e Beltrina Côrte (Portal do Envelhecimento), que também são pesquisadoras do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Nepe/ PUC-SP), parceiro da pesquisa. A coordenação geral da pesquisa é da Profa. Dra. Marta De La Caridad Martin Carbonell, da Universidad Cooperativa de Colombia.
Os resultados do estudo servirão para traçar programas e estratégias de intervenção que possam ser úteis em diferentes contextos, sem perder de vista as particularidades de cada país e de cada profissão.
A participação dos estudantes de profissões da saúde é inteiramente voluntária. No entanto, a colaboração é valiosa e beneficia toda a sociedade, pois permite ampliar o conhecimento científico sobre este tema.
Participe hoje mesmo e compartilhe com seus amigos e amigas!
Contamos com o apoio de todos vocês, leitores do Portal do Envelhecimento, para nos ajudar a divulgar e participar dessa pesquisa tão importante!

Participe da pesquisa:
