A mini cartilha Informativa, elaborada pelo Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP), traz uma breve fundamentação do debate entre Espiritualidade e Saúde e aponta algumas diretrizes de inclusão desta temática na prática do profissional de saúde.
Departamento Acadêmico da Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco
em parceria com a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) produziu, para fins de divulgação e informação da comunidade acadêmica, a Mini Cartilha Informativa sobre Espiritualidade na Prática Clínica.
O Material traz uma breve fundamentação do debate entre Espiritualidade e Saúde
e aponta algumas diretrizes de inclusão desta temática na prática do profissional de saúde,
trazendo destaque para o Caritas Process e para o Questionário FICA.
A publicação teve uma tiragem de 1.000 exemplares, que foram enviados para diversos grupos de estudos em saúde e espiritualidade do Brasil.
O material pode ser adquirido no seguinte link Aqui
O grupo
Respeitáveis pesquisadores do mundo todo, como Harold Koening, Fritjof Capra e Dean Hammer, tentam fazer uma ligação entre as descobertas científicas e os ensinos religiosos. O Dr. Amit Goswami, por exemplo, elucida que “enquanto a tendência geral da ciência, desde o século XVII, consistiu em manter um foco material, nas últimas décadas do século XX, a ciência começou a explorar a arena espiritual, antes marginalizada” (em seu livro “A física da alma”).
Inspirados nas palavras de Allan Kardec, tentando unir a ética do amor ensinada por Jesus às descobertas científicas modernas, um grupo de médicos resolveu fundar um espaço no qual isto fosse possível. Nasceu, assim, em 1995, a Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), já preludiada pela associação de São Paulo, que existia desde 1968, e tendo como grandes pioneiros os médicos Adolfo Bezerra de Menezes e Inácio Ferreira.
Em 2008, na sede do Grupo Espírita Francisco de Assis, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, foi fundada a Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE).