Livro mostra como velhos e velhas, da área rural, envelhecem: com desafios e potencialidades!
Por Hércules Campos, Yandra Alves e Beatriz Fraga (*)
Foi no meio do meu doutorado (bolsa-sanduíche), em Portugal, ao realizar uma exaustiva pesquisa para uma revisão sistemática, que descobri a escassez de publicações sobre a temática do envelhecimento rural. Naquele momento, tudo o que encontrei foi um livro de 2015, lançado nos EUA, mas esgotado. Ao me deparar com essa lacuna, decidi escrever, organizar e gerir, com minhas parceiras Yandra Alves e Beatriz Fraga, esta obra Envelhecimento Rural no Brasil e nas Barrancas do Amazonas, que envolve profissionais de diversas áreas do conhecimento, todos e todas com interesse na temática do envelhecimento rural.
Temos falas de diversas áreas: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Assistência Social e Letras; além disso, temos mestrandas e mestrandos; doutorandas; cientistas; doutores e doutoras. Todas essas vozes têm o mesmo objetivo: dar evidência aos velhos e velhas que envelhecem pelos recantos do Brasil e do meu amado Amazonas.
CONFIRA TAMBÉM:
Quando convidei cada uma e cada um, fiz-lhes apenas um pedido: “A escrita precisa ser poético-científica”. A partir disso, quando fui lendo cada um dos capítulos, em diversos momentos, fui tomado pela emoção.
Entregamos à Gerontologia e à Geriatria, e a todas e todos que amam o envelhecimento, uma obra que está longe de esgotar o assunto, mas que é, antes de tudo, provocativa, que nos faz pensar sobre realidades que, talvez, nunca tenham feito parte do nosso imaginário. Vocês irão se surpreender com o modo que esses velhos e velhas envelhecem, há muitos desafios, mas por outro lado, há muitas potencialidades!
Jornada de lançamentos
O lançamento da obra Envelhecimento Rural no Brasil e nas Barrancas do Amazonas acontecerá na casa de que faço parte: a Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB), no dia 12/06/2024, com transmissão via YouTube, pela minha página, para diversos locais do país. Esse será o pontapé inicial.
Daqui sairemos pelo Brasil levando a obra: haverá uma sala para lançamento, no maior Congresso Brasileiro de Fisioterapia (XV COBRAF), de 3 a 5 de agosto de 2024. De lá, lançaremos no II Congresso Nacional de Nutrição e Longevidade (na Universidade Federal de Alfenas, de 4 a 6 de setembro de 2024), depois iremos, na terceira semana de setembro, para a cidade de Manhuaçu – Minas Gerais (Universidade).
Retomaremos a viagem pelo Amazonas quando, no dia 1 de outubro – dia Internacional do Idoso, a obra será lançada na linda cidade de Tefé (na Universidade Paulista, em parceria com o curso de Enfermagem). Ainda temos, em vista, lançamentos em mais três congressos, sendo um deles um internacional e de referência na área do envelhecimento humano.
Há outros lançamentos em vista e sendo combinados, esperamos te encontrar em algum deles ou, ao menos, nas leituras dessas páginas marcadas, fortemente, pela beleza desse povo que envelhece nas barrancas do Amazonas e do Brasil.
Boa leitura!
Lançamentos
Lançamento 1
Dia: 12/06/2024
Local: Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
Lançamento 2
Dia: 3 a 5 de agosto
Onde: sala para lançamento, no Congresso Brasileiro de Fisioterapia (XV COBRAF)
Lançamento 3
Dia: de 4 a 6 de setembro
Onde: no II Congresso Nacional de Nutrição e Longevidade – na Universidade Federal de Alfenas/MG
Lançamento 4
Dia: terceira semana de setembro
Onde: cidade de Manhuaçu – Minas Gerais (Universidade)
Lançamento 5
Dia: 01/10
Onde: na cidade de Tefé – na Universidade Paulista, em parceria com o curso de Enfermagem.
(*) Hércules Campos, Yandra Alves e Beatriz Fraga – organizadores da obra