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Em Portugal, Saúde 24 acompanha idosos+75 anos

Atualmente, em Portugal, cerca de 400 mil idosos vivem sós e outros 804 mil vivem em companhia exclusiva de outros idosos, de acordo com o último censo, de 2011. É um país envelhecido e o Brasil caminha nesse sentido.

Conhecer quais estratégias o país tem e vem utilizando para se adequar a esta nova realidade levando em conta que quem tem que se adequar é a cidade, os serviços, os produtos, é importante para quem se preocupa com o nosso longeviver, como nós no Portal do Envelhecimento. Por isso sempre trazemos à tona experiências inovadoras que possam inspirar tanto a sociedade civil como o estado, seja via organizações não governamentais, empresas privadas ou mesmo o poder público.

Lá, existe o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Saúde 24, que está completando sete anos de existência, e passou a partir de maio a oferecer um serviço especial, dedicado a acompanhar a população em situação de maior vulnerabilidade no país, isto é, os idosos acima de 75 anos de idade que vivem sós. A previsão é de que este novo serviço resulte num acréscimo de cerca de 10 mil chamadas por mês. Atualmente a linha atende entre 65 a 70 mil telefonemas por mês.

Até o momento o serviço oferecido era apenas de aconselhamento telefônico em questões de saúde. Mas a partir de agora, segundo o coordenador da linha Saúde 24, Sérgio Gomes, em declarações à imprensa, os idosos passarão a contar com uma avaliação sobre sua situação clínica, sua autonomia física, sua alimentação, seu estado social e cognitivo… Quer dizer, os idosos que vivem isolados terão uma “avaliação biopsicossocial” a fim de que possam ter uma qualidade de vida melhor.

Gomes acredita que o acompanhamento telefônico pode ajudar a reduzir o número de hospitalizações e as despesas de saúde. De acordo com ele, experiências realizadas noutros países provam isso. Por isso ele acredita que o investimento compensa, pois à medida que a idade avança, aumenta a procura de cuidados de saúde, como também a prevalência de doenças crônicas.

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Como funciona

A ligação para o call center do SNS deve ser realizada pelos idosos acima de 75 anos, que deverão dizer que gostariam de passar a ser acompanhados com alguma periodicidade, assumindo assim um compromisso. A partir daí os contatos serão agendados. O serviço prevê pelo menos uma chamada por mês. Caso o idoso não atenda o telefone, as autoridades policiais serão avisadas.

A pergunta que fica é: como a empresa que gere a linha vai atender esta demanda de ligações e visitas domiciliares? Ela contratou mais profissionais e de várias áreas capacitados para exercerem essa função?

Outros países utilizaram estratégias diferentes em determinado período de suas histórias. Na França, por exemplo, carteiros foram capacitados para fazerem um diagnóstico da situação em que viviam os idosos solitários ao entregarem correspondências. Seria bom conhecermos o que esses países que já envelheceram fizeram para que possamos colocar em prática algumas delas, adaptadas, é claro, à nossa cultura e realidade. Devemos começar desde já a fim de desfrutarmos de anos a mais de vida e com suporte social e qualidade.

Referências

CAMPOS, Alexandre. Saúde 24 vai começar a acompanhar idosos com mais de 75 anos. Disponível Aqui. Acesso em 24/04/2014.

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