É possível envelhecer com saúde... - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

É possível envelhecer com saúde…

O passar dos anos é inevitável. As mudanças no corpo são sentidas: os ossos se tornam mais frágeis, os movimentos mais lentos, a visão já não é mais a mesma, a flacidez da musculatura fica em evidência, quer dizer, não somos mais os mesmos dos tempos de outrora. Para minimizar os impactos da longevidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou uma cartilha que mostra como o corpo reage com o passar dos anos.


Para Silvia Pereira, presidente da instituição, o objetivo é mostrar os problemas possíveis de serem prevenidos e explicar a importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar. “As pessoas devem começar a enxergar a velhice como algo bom. Mas, para isso, precisam estar bem física e mentalmente. A primeira coisa que um idoso deve fazer é não se isolar. Manter amigos e estar próximo da família é bom para a mente. Já o corpo requer outros cuidados”, acredita a geriatra.

Na verdade, todos devem ficar atentos aos cuidados com a própria saúde, considerando, segundo Pereira que as mudanças começam por volta dos 25 anos. Ela afirma: “Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos. Por isso, eles passam a funcionar com menos eficiência. O metabolismo fica mais lento”.

Por todas essas questões apontadas próprias do processo de envelhecimento que a SBGG resumiu numa cartilha algumas orientações, consideradas fundamentais para amenizar os efeitos do tempo no corpo:

Sim, é possível envelhecer com saúde. Olhar para si, saber o que se quer, saber o que não se quer mais; podem ser, apenas algumas atitudes, que sabe mudanças necessárias para um viver mais compreendido e saudável, não digo perfeito, mas com conhecimento e entendimentos dos passos que trilhamos e das escolhas que fizemos.

Referências

ABRANCHES, C. (2011). Cartilha ensina a chegar à terceira idade com saúde. Disponível Aqui. Acesso em 26/10/2011.
MELLO, C. (2011). Cartilha aponta mudanças no corpo e orienta como se deve agir para que a longevidade não se torne um castigo. Disponível Aqui. Acesso em 26/10/2011.
IMAGEM. É possível envelhecer com saúde e mantendo a qualidade de vida. Disponível Aqui. Acesso em 26/10/2011.

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile