No dia 14 de junho foi realizada no bairro da Cidade Dutra, zona sul de São Paulo, a III Caminhada dedicada ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Maria Amélia G. da Silva *
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.
As agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso. Só no Brasil, dois milhões de idosos são vítimas de agressões todos os anos. E infelizmente a violência, geralmente, vem de quem deveria cuidar deles.
O evento foi organizado pelas entidades sociais da região que trabalham com pessoas idosas, contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas em sua maioria idosas.
Estiveram presentes ainda a Supervisora técnica do Programa Acompanhante de Idosos, Cecília Stringuini, representantes do poder público: Drª Maria Clementina, delegada do idoso de Santo Amaro, Drª Angela, da OAB e o Sr. Milton, conselheiro do Grande Conselho do Idoso. Além da presença do vereador Goulart representando a comissão do idoso na Câmara Municipal.
(*)Maria Amélia G. da Silva, supervisora do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Cidade Dutra. E-mail: paicidadedutra@gmail.com