“Avanços e Desafios para a profissão Cuidador de idosos”; “A organização profissional na conquista de seus direitos”; “Emenda Constitucional 72: quais são as conquistas para os cuidadores de idosos?”; “atualização da proposição do PL nº 4702/12”; e “Impacto da EC 72 na contratação de cuidadores de idosos pelas famílias”. Estes foram os temas debatidos no último dia 28 de maio durante a Mesa Redonda sobre a “Regulamentação da Profissão de Cuidador de Idosos e a Emenda Constitucional nº 72: seus Avanços e Desafios”.
Luciana Feldman * Fotos: Alessandra Anselmi
O evento, organizado pelo vereador Gilberto Natalini, ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, das 9h às 13h, e contou com a participação de 200 pessoas e com especialistas do envelhecimento. Entre eles, Yeda Aparecida Duarte, da Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública da USP; Daniel Groisman, da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz RJ; Jorge Roberto, presidente da Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais; Victor Derviche, assessor do Tribunal Regional do Trabalho de SP e professor do Curso de Cuidador de Idosos do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE); Marília Viana Berzins, coordenadora do Curso de Formação de Cuidador de idosos do OLHE; e Tomiko Born, especialista em Instituições de Longa Permanência para Idosos.
É de autoria do vereador Gilberto Natalini o PL nº 65/ 2012 que “Institui o Programa Cuidador de Idosos no âmbito do Município de São Paulo”.
O cuidador de pessoa idosa é o profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusivamente à pessoa idosa, tais como: prestação de apoio emocional e na convivência da pessoa idosa; auxílio e acompanhamento na realização de rotinas de higiene pessoal e ambiental e de nutrição; cuidados preventivos de saúde, administração de medicamentos de rotina e outros procedimentos de saúde,além do auxílio e acompanhamento no deslocamento de idoso.
A formação desse profissional é de extrema importância e esse é dos pontos apresentados no projeto de lei.
Para o advogado Victor Derviche, “a maior conquista da EC72/2013 no que se refere ao cuidador de idosos, foi a possibilidade de dar visibilidade e voz a esse profissional tão fundamental no cuidado aos idosos”.
Para ver as fotos do evento, acesse a fanpage do Portal do Envelhecimento: Disponível Aqui
* Luciana Feldman é assessora Parlamentar Vereador Natalini- PV/SP. Acesse Aqui