Não há um conceito exato para a constipação intestinal. Pode ser a presença de menos que três evacuações por semana, sensação de evacuação incompleta, ou esforço para evacuar. Pode atingir qualquer faixa etária, principalmente se considerarmos o estilo de vida moderno, sendo também bastante presente no idoso.
João Batista Alves de Oliveira *
Pode ser um quadro passageiro, porém normalmente apresenta-se cronicamente.
As repercussões variam em cada pessoa: há aqueles que não apresentam sintomas, aqueles que têm dores abdominais, excesso de gases, hemorróidas…
Variadas podem ser as causas para a constipação intestinal, como:
- dieta com pouca fibra
- não ingestão de boa qualidade de líquidos durante o dia
- vida sedentária
- imobilidade
- doenças como hipotireoidismo, acidente vascular encefálico, lesões medulares…
- problemas emocionais
- o hábito de ignorar a vontade de evacuar assim que ela aparece.
Um grande problema, que piora muito o quadro de constipação intestinal é o uso de purgativos, tão difundido entre as pessoas, o que pode levar a dores e cólicas após a tomada, e cronicamente leva a processos inflamatórios do intestino grosso.
CONFIRA TAMBÉM:
No idoso é comum ocorrer a constipação intestinal devido à associação de menor atividade física ou mesmo imobilidade, somado ao uso de vários medicamentos, comumente consumidos nesta faixa etária (anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais, antidepressivos…)
Ainda que a constipação intestinal possa ser uma alteração branda, há casos em que ocorre devido a uma causa grave, como os tumores de intestino grosso à esquerda. Por isso a necessidade da avaliação médica.
Para o tratamento, o ideal é se iniciar pela correção ou atenuação dos fatores predisponentes. Depois utilizar medidas naturais, deixando o uso de medicamentos para os casos rebeldes ou associados a uma causa não possível de remoção, sempre sob prescrição e controle médico.
Medidas saudáveis:
- não recuse a vontade de defecar assim que esta aparecer
- aumente a ingestão de líquidos durante o dia, porém não junto com as refeições
- tenha uma alimentação rica em fibras
- frutas, quando possível, com casca e bagaço
- frutas, verduras e legumes, preferencialmente crus
Para uso matinal, recomenda-se:
01 copo de iogurte
06 ameixas pretas deixadas de molho em água
01 colher sopa de aveia (no mercado há com sabores – maçã e canela é uma delícia)
01 fatia de mamão
Hábitos saudáveis propiciam bem-estar. A manutenção de hábitos saudáveis favorecerá o bom funcionamento intestinal, revertendo a constipação intestinal e melhorando os sintomas que dela advém.
*João Batista Alves de Oliveira – Médico. Mestrando em Gerontologia PUC-SP
Opine você também sobre este artigo |
Bruno comenta: |
Bem interessante o controle por hábitos saudáveis. Ótima a dica para uso no desjejum. |
Dr. João Batista Alves de Oliveira |
Bruno, realmente a quase totalidade dos casos pode ser resolvido com hábitos saudáveis. A dica é realmente boa. Recomendo provar. Um Abraço. |
Marco comenta: |
Minha mãe sempre usa muito laxante. Bom saber que faz mal e já vou passar as dicas da mudanças de hábitos para ela. Gostei do artigo. |
Dr. João Batista Alves de Oliveira |
Marco, que bom que tenha gostado do artigo e que as informações tenham sido esclarecedoras e úteis. Sinal de que a coluna vem cumprindo sua finalidade. Espero que a divulgue. Um Abraço. |